Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sexta-feira, 28 de março de 2014

Estude para libertar-se


Kardec inspirou muitos pesquisadores nas áreas das pesquisas da mente humana e foi por conta destas pesquisas que muitas nomenclaturas surgiram, algumas tentando fazer do Espiritismo uma ciência, mas sob foco equivocado acabaram se perdendo e se transformando em caricaturas, que, como todas, caem no esquecimento por conta do descrédito que geram em função da falta de bases efetivamente sólidas.

Apenas para citar exemplo, podemos recordar algumas denominações surgidas após a vinda do codificador.

As expressões consciência supraliminar e subliminar evocam ideias sobre a estrutura da mente, uma proposta que pode deixar ainda mais confuso que simplesmente se detenha no termo e não busque conhecer um pouco mais a fundo seus verdadeiros significados.

Supraliminar é uma expressão que remete a questões de ordem existencial, digamos algo ligado à filosofia existencial, das razões da Vida, do por quê viver, mas contida no espaço da própria Vida que se vive.

Subliminar tem uma ligação com a transcendência, com a vida após a morte, considerado como percepção mediúnica ou, de acordo com a Parapsicologia, a paranormalidade e equivalendo no ponto de vista freudiano ao "inconsciente".

Explica-se a genialidade em uma criança, por estes termos, ao afloramento de conteúdos subliminares à consciência subliminar.

Muito complicado?

Vamos simplificar.

Pense na proposta de André Luiz, "a casa mental", da obra "No mundo maior", capítulos 3 e 4.

Pensou?

Então: nesta proposta fica muito mais fácil de entender a estrutura da mente humana.

Leia o relato dele, no livro: "as irradiações emitidas pelo cérebro continham diferenças essenciais. Cada centro motor assinalava-se com peculiaridades diversas, através das forças radiantes. Descobri, surpreso, que toda a província cerebral, pelos sinais luminosos, se dividia em três regiões distintas. Nos lobos frontais, as zonas de associação eram quase brilhantes. Do córtex motor, até a extremidade da medula espinhal, a claridade diminuía, para tomar-se ainda mais fraca nos gânglios basais (hoje chamados núcleos da base)."

E mais um pouco: "A nossa casa mental é formada por três andares". O primeiro andar ele chama de porão da individualidade, onde residem os instintos. Diz respeito ao passado e está na esfera do inconsciente. É tudo o que nós já aprendemos e que se transforma em hábitos e automatismo. O segundo andar diz respeito ao presente, ao consciente. É tudo aquilo que entra no sistema nervoso no momento presente e gera atitudes de resposta, adaptando o corpo físico ao meio ambiente. Está relacionado a conquistas pessoais, esforços e vontade. No terceiro andar, estão registrados anseios, ideais e metas a atingir, buscando a ascensão espiritual do indivíduo. Diz respeito ao futuro, ao supraconsciente, ao que nós estamos programando para obter mais adiante."

Assim fica muito mais fácil de entender, não é mesmo?

Ficou curioso? Que bom! Então leia o livro todo, você vai entender muito mais sobre a mente e o cérebro humano (o seu!) e isso facilitará em muito seu autoconhecimento!

Estudo, meu irmão e minha irmã, é a base para a verdadeira liberdade do Espírito!

E é, também, o melhor caminho para a verdadeira Reforma Íntima!



Mensagem recebida no NEPT em 28 de março de 2014
Militão Pacheco

Nenhum comentário: