Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sexta-feira, 21 de março de 2014

ESTUDO DO LIVRO – A CAMINHO DA LUZ (Espírito de Emmanuel) 23ª. parte


Neste final, de nossos estudos sobre a origem das religiões, vamos continuar a falar sobre o nosso Mestre, Jesus.

Jesus, o grande renovador de consciências e de comportamentos, não pôde agradar a todos.

A grande maioria dos Espíritos encarnados naquela época, não tinham a capacidade para entendê-lo.

E assim, infelizmente até os dias atuais, continuamos a não entendê-lo.

Espíritos acostumados ao "olho por olho e ao dente por dente", da lei mosaica, não conseguiam entender e incorporar o "amai os vossos inimigos", ensinado pelo Cristo.

Nós hoje somos os mesmos Espíritos daquela época em sucessivas reencarnações, isso serva para verificarmos o quanto é difícil e lenta a nossa reforma interior.

Ainda na atualidade, continuamos arraigados ao olho por olho e dente por dente.

Ninguém ensinou e exemplificou, na face da Terra, tanto quanto o Cristo.

Mas, o que Jesus nos trouxe?

A espada, para lutarmos não contra o nosso próximo, mas contra nós mesmos, a fim de vencermos nossas paixões inferiores, na nossa caminhada em direção à luz.

Nosso Mestre Jesus, pronunciou o “vinde a mim”.

Ele não disse: "vou até você", ou seja, Ele está lá de braços abertos nos aguardando, torcendo e acreditando no nosso sucesso, cabe a nós, nos levantarmos e pegarmos a espada e lutarmos contra nossos defeitos e mazelas, e assim, caminharmos na direção do Mestre, se fosse diferente não teríamos o mérito ou a responsabilidade de nossas ações.

Os próprios apóstolos, que eram Espíritos preparados para essa missão, muitas vezes tinham dificuldade para entendê-Lo.

Em várias passagens da vida de Jesus, notamos esta dificuldade de compreensão, como nestes episódios:

O Episódio da Mulher Adúltera

Nesta passagem, os fariseus queriam aproveitar a oprtunidade para terem uma acusação contra Jesus.

A lei mosaica pedia que as mulheres adúlteras fossem apedrejadas, mas, a lei romana proibia os judeus de executarem qualquer pessoa.

É quando Jesus faz a célebre pergunta: “Quem estiver sem pecado atire a primeira pedra”.

O que levou aqueles homens a consultarem a própria consciência, e fica também a lição de não julgar, porque todos nós temos nossos erros e nossas fraquezas, e não sabemos o que está no passado da outra pessoa.

Quando Jesus se Encontra com o Centurião.

Na passagem do centurião que busca Jesus para curar seu servo que está muito doente.

Jesus se oferece para ir até a casa dele, e todos acham um absurdo Jesus entrar na casa de um oficial romano, mas, Ele nesta passagem nos ensina que temos que ajudar, sem restrições, às vezes, nossa ajuda é o primeiro passo para a transformação de nosso próximo.

E o próprio centurião no dá a lição de uma fé inabalável, quando diz ao Mestre, que basta Ele querer que seu servo se curará, e Jesus diz: “Nunca vi tanta fé em toda a Galileia”.

Quando se Encontra pela Primeira vez com Maria Madalena.

No encontro de Jesus com Maria Madalena, Jesus também causou escândalo, pois ela era conhecida prostituta.

Jesus sabia que ela era uma mulher triste e só, obsediada por vários obsessores, e o Mestre que nos conhece bem melhor, que nós mesmos nos conhecemos, sabia que Madalena seria uma de suas mais fiéis seguidoras.

A transformação de Madalena, após este encontro foi total.

Quando Jesus vai à Casa de Levi (Matheus).

Levi, que mais tarde passou-se a chamar Matheus, e acabou sendo um dos evangelistas.

Era cobrador de impostos, apesar de ser Judeu trabalhava para o império romano.

Ele era duro e irredutível nas suas cobranças.

Um belo dia, Jesus se encontrou com Levi, que assim como Paulo de Tarso mudou de nome após a conversão, como símbolo que daquele momento em diante era um novo homem.

Levi convidou Jesus para jantar, e Jesus aceitou.

Foi outro escândalo.

Jesus quebrava preconceitos e não aceitava discriminações.

Poucos reconheceram Jesus como o Messias, pois, a grande maioria dos missionários, foram príncipes, sábios e sacerdotes, então, os homens da época esperavam que o Messias chegasse cheio de glórias.

Mas, Jesus nasceu numa estrebaria, viveu na simplicidade junto da família pobre.

Seu palácio foi a carpintaria, onde trabalhava junto com José, onde ensinava que a verdadeira superioridade deve ser a do trabalho, deixando o sagrado exemplo que a união dos homens trabalhando por um mundo melhor, junto a cada coração, que é o que vai transformar o mundo para melhor.

E Jesus preferiu não possuir nada neste mundo, "sequer uma pedra onde repousar a cabeça", para que sua lição e exemplos de amor, nunca fossem esquecidas.

Jesus é o Caminho para a Verdade e a Vida!





Até breve...

Nenhum comentário: