Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quarta-feira, 5 de março de 2014

Espera


Quem aguarda por uma oportunidade que seja muito favorável para iniciar a obra da Caridade, algumas vezes pode estar simplesmente perdendo tempo.

Há quem diga aguardar um momento no qual esteja mais abastado para poder dar aos pobres, como se apenas o aspecto material importasse na prática do Amor ao próximo.

Esquece-se de que não é preciso chegar ao topo da vida material para que seja veículo do Bem na Vida terrena e que pode começar sua jornada fraterna agora mesmo, dando do que tenha, embora isso possa lhe parecer pouco, ou pior, possa parecer que eventualmente perderá do que tenha para ceder ao mais necessitado.

E esta é uma reflexão muito comum entre nós, quando estamos vivenciando as experiências da Vida como encarnados, mergulhados que ficamos na matéria.

O medo de perder o pouco que tenha...

Nada do que temos na Vida terrena nos pertence, nada, absolutamente nada!

Se temos algo nosso, é o que aprendemos, é o que vivenciamos em todos os aspectos da Vida e apenas e tão somente isso...

Todo o restante é transitório.

O corpo é transitório, assim como a roupa, os bens de uso cotidiano, os chamados "bens duráveis", tudo enfim é passageiro para todos nós.

Tudo, absolutamente tudo!

Mas o pensamento e seus desdobramentos são nossos!

Criação nossa e aquisição nossa!

Foi isso que o Criador nos deu ao nos criar: o poder de pensar e, pensando, evoluímos ou não, graças ao poder de escolher o caminho a seguir, outra atribuição cedida a cada indivíduo pela Divindade Maior da Natureza.

Pensamos e discernimos: é isso!

Mas, é preciso recordar que é necessária a aproximação com outras mentes que guardem com cada indivíduo algum grau de afinidade para seguir jornada evolutiva, se o indivíduo quiser seguir adiante, é claro!

Observando a história da humanidade, percebe-se que toda ela é construída em bases de civilizações, ou seja, união de criaturas, união de indivíduos para a construção das estruturas que dão fundamento para e evolução de todos.

União do mais sábio com o menos experiente, do mais amoroso com o mais rancoroso e assim por diante.

Sempre foi e sempre será assim, pois é da natureza do Ser humano que se una a outros para se fortalecer e seguir adiante.

Diz o ditado: "a união faz a força".

E faz mesmo!

Assim, não é preciso "esperar" ficar em situação materialmente melhor para começar a estender as mãos para os mais necessitados.

Pode-se usar alguns recursos que já estejam disponíveis imediatamente para a prática da Caridade, como, por exemplo, ouvir com atenção às queixas alheias, falar com respeito tentando sugerir boas ideias e bons pensamentos, dar exemplos de conduta reta para que quem observe possa seguir, amparar o doente que não consegue se locomover, ter uma postura simpática diante das pessoas no cotidiano, ser gentil em detrimento da agressividade alheia, falar com educação em quaisquer circunstâncias, não se entregar à irritação por qualquer razão, não menosprezar a dor do menos favorecido e uma série de outros recursos simples, que, embora pareçam fáceis de seguir, tiram qualquer pessoa de seu habitat normal que a experiência de uma Vida materialista confere, já que afasta uns dos outros, gerando egoísmo e orgulho.

Comece a praticar esta Caridade mais simples para exercitar-se com o mais simples pois assim, num futuro bem próximo, terá plenas condiçòes para sua prática da forma mais ampla, lembrando que a Caridade material, na verdade, é mais fácil de ser praticada do que esta que citei agora...


Mensagem recebida no NEPT em 05 de março de 2014
Albino Teixeira

Nenhum comentário: