Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sábado, 11 de outubro de 2014

Cristalização da consciência ou Obsessão


Consciência significa "um saber testemunhado ou concomitante".

Por analogia, dualidade ou multiplicidade de saberes ou de aspectos num mesmo e único ato de conhecimento.

Os psicólogos dividem-na em espontânea e reflexiva.

A primeira refere-se à consciência direta, imediata; a segunda, à mediata, ou seja, ao retorno do espírito sobre as idéias.

Figuradamente, podemos dizer que cristalizar é a ação de concentrar-se, de fixar-se em torno de um sentimento, de uma idéia, de um assunto etc.: a cristalização da atenção.

É um fenômeno psicológico que, no início de uma paixão, todos os acontecimentos, mesmo os mais insignificantes, são mentalmente relacionados pelo amante ao objeto de sua paixão, que resulta engrandecido e transfigurado dessa operação do espírito.

Conciência cristalizada é aquela que se fixou, se concentrou num conteúdo de ideias e sentimentos, sem querer dele abrir mão.

Contitui as ideias fixas, o monoideísmo, o apego excessivo à opinião pessoal etc.

Sim, até mesmo o excesso de apego às opiniões pessoais, ou inflexibilidade de opinião é uma cristalização da consciência, uma obsessão!

Se a Lei de Deus está escrita na consciência do Ser – pergunta 621 de O Livro dos Espíritos – como ela pode se cristalizar?

O fato de a Lei Natural estar escrita em nossa consciência não quer dizer que a atualizamos dentro de nós mesmos.

Os próprios Espíritos dizem que há necessidade de sermos lembrados (das Leis Naturais) porque as havíamos esquecido.

A obsessão, com os seus desdobramentos em fascinação e subjugação, mostra-nos que a influência persistente de um Espírito pode paralisar o nosso fluxo de pensamento, permitindo que ele (o Espírito) nos comande através de uma ideia fixa (monoideísmo).

O estado de consciência mórbida (monoideísmo) caracteriza-se pela persistência de uma idéia, que nem o curso normal das idéias, nem a vontade conseguem dissipar.

A fixação mental é uma questão de atitude assumida.

Se mudarmos o foco, ou seja, se melhorarmos o teor energético de nosso pensamento, ampliaremos o nosso campo mental para o bem e estaremos nos libertando dos pensamentos malsãos.

Os recursos? A prece, a leitura edificante, o cultivo de bons pensamentos, o respeito ao próximo, o cuidado com a Natureza...


Nenhum comentário: