Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Evangelho, a Boa Nova!


Boa Nova vem do grego Euangelion, em que eu = boa e angelion = notícia. Significa boa notícia.

Para os gregos mais antigos, a boa nova indicava a "gorjeta" que era dada a quem trazia uma boa notícia.

Exemplo: a notícia do nascimento do filho do rei devia ser levada pessoalmente pelo mensageiro. Chegando ao local, havia festas, cânticos e muita alegria.

Quando o termo grego euangelion passou para o latim, o "eu" transformou-se em "ev", daí evangelho e significa boa nova.

Em se tratando da boa nova de Cristo, deve-se escrever com "e" maiúsculo, ou seja, Evangelho.

A Boa Nova teve grande repercussão com a vinda de Jesus. Segundo os estudiosos, ele foi ao mesmo tempo a boa nova e o arauto.

Jesus, quando pregava o Evangelho, foi escolhendo os seus apóstolos, como nos conta o Espírito Irmão X, no livro "Boa Nova" (imagem acima), psicografado por Francisco Cândido Xavier.

"Catequese" vem do grego katechéo e significa fazer ressoar. Como nada escreveu, a palavra de Jesus devia ressoar sobre os discípulos. Ressonância significava a voz na presença dos discípulos.

O discípulo que tivesse recebido o ensinamento era ressoado, ou seja, catequizado. Depois de catequizado, poderia catequizar outros.

Conforme o ser humano vai adquirindo conhecimento, ele vai se libertando dos seus medos, da sua ignorância e do seu egoísmo.

O Espírito Hilário Silva, no capítulo 3 ("A Força do Exemplo"), na obra "Almas em Desfile", psicografado por Francisco Cândido Xavier, conta-nos que dois ouvintes saíram de um Centro Espírita e viram um mendigo na rua.

Ficaram escondidos, somente para ver a reação do dirigente. Eles comentaram: "o orador fala, mas não faz". Foi o contrário: o dirigente deu sua camisa para o indivíduo que tiritava de frio. No outro dia, os dois estudantes estavam no templo espírita, ouvindo a pregação.

Se pudéssemos, todas as manhãs, olhar o mundo com outros olhos, olhos orientados pelo mestre Jesus, com certeza teríamos implantado o reino dos céus nos corações dos seres humanos.

Nenhum comentário: