Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Degraus a subir


"É dado ao homem conhecer o princípio de todas as coisas?"

Basta ler O Livro dos Espíritos, na questão número 17 para ver a resposta.

Aprendemos que o conhecimento "das coisas" não reside exatamente em nosso mundo material, mas na verdadeira Vida que é a espiritual!

Os Espíritos Superiores guardam consigo o conhecimento sobre "mistérios" da existência humana e da Natureza e eles vêem até nós para esclarecer um grande número de dúvidas, inicialmente através do trabalho de Allan Kardec em sua codificação.

"Espíritos encarregados por Deus de esclarecer os homens acerca de coisas que eles ignoravam, que não podiam aprender por si mesmos e que lhes importa conhecer, hoje que estão aptos a compreendê-las..."

Mas, isso não quer dizer que, em função do auxílio destes Espíritos, nós estamos livres de estudar e de pesquisar, de ir em busca do conhecimento.

A Natureza tem, certamente, muito de que ser compreendida, exigindo da humanidade esforço, trabalho, disciplina e humildade.

Precisa a humanidade sair de seu embotamento intelectual, permitindo-se subir efetivamente na escala evolutiva, não somente intelectual, mas também moral!

A verdade é que poucos Seres Humanos têm se dado o direito de buscar o conhecimento mais amplo para a consciência.

Muitos vêem se permitindo crescer intelectualmente, particularmente nesta geração, na qual a tecnologia tem avançado exponencialmente, mas falta uma característica importantíssima para consolidar o amadurecimento do Ser humano: a conquista da Moral.

"A Ciência e a Religião são as duas alavancas da inteligência humana: uma revela as leis do mundo material e a outra do mundo moral. Ambas, porém, tendo o mesmo princípio, que é Deus, não podem se contradizer..."

É exatamente na combinação destas duas "forças" que o Ser Humano encontrará o caminho para desvendar o Universo: o interior e o exterior!

Os Espíritos Superiores não revelam de uma vez o que seria necessário para nós outros em função de que não suportaríamos nesta etapa de evolução tanto conhecimento súbito e também em função de que, se assim fosse, não teríamos qualquer mérito na conquista do aprendizado pelo próprio esforço.

Infelizmente ainda nos perdemos em atalhos de equívoco, nas paixões que nos desviam do caminho mais suave, do Amor.

Mas, certamente, na grande transformação que a humanidade experimenta, irá alcançar a necessária sabedoria para subir degrau a degrau para a tão ansiada evolução em direção ao Criador.



Mensagem recebida em 21 de outubro de 2014
Daniel Ésper

Nenhum comentário: