Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Nossos irmãos, os animais.


Há muitas pessoas que afirmam que os os nossos irmãos, os animais, têm sentimentos como os nossos, que amam, que têm ciúme, enfim, que são como nós, humanos.

Mas, não é exatamente assim que precisamos compreender esses companheiros da Vida na Terra.

A inteligência animal é limitada.

Para entendê-la, partamos do seguinte: "todo efeito inteligente tem uma causa inteligente; a grandeza do efeito é diretamente proporcional à potência da causa".

Disto se conclui que a inteligência animal é da mesma natureza que a humana, apenas diferenciando no grau de desenvolvimento.

Há, no animal, a atenção, o julgamento, o raciocínio parcial, a associação de idéias, a memória e a imaginação e até mesmo o poder de decidir, uma espécie de "livre arbítrio" que são atributos da inteligência, mas o seu desenvolvimento está muito aquém daquele conseguido pelo ser humano.

Não são simples máquinas, mas sua liberdade de ação é limitada pelas suas necessidades, e não pode ser comparada à do homem.

Sendo muito inferiores a este, não têm os mesmos deveres. Sua liberdade é restrita aos atos da vida material. A sua escolha é mecânica, por instinto.

Na comparação do homem ao animal, Allan Kardec na pergunta 597 A de O Livro dos Espíritos diz: "há, entre a alma dos animais e a do homem tanta distância quanto entre a alma do homem e Deus". (Pergunta 595 de O Livro dos Espíritos)

Exemplo: os animais não escrevem, não articulam o pensamento, não raciocinam, não são capazes de formar uma sociedade, uma família como nós fazemos e assim por diante.

O instinto domina na maioria dos animais. "Há neles, portanto, uma espécie de inteligência, mas cujo exercício é mais precisamente concentrado sobre os meios de satisfazer às suas necessidades físicas e prover à conservação". (Pergunta 593 de O Livro dos Espíritos)

Uma pergunta frequente: "os animais têm alma"?

A alma é um princípio inteligente que independe do corpo físico.

Nesse sentido, o animal a possui, mas em grau diverso daquele observado no ser humano. Repetindo: Allan Kardec diz: "Há, entre a alma dos animais e a do homem tanta distância quanta entre a alma do homem e Deus". (Pergunta 597A de O Livro dos Espíritos)

Mais uma pergunta frequente: "os animais podem ser médiuns?"

A mediunidade é uma faculdade humana.

Os animais possuem percepção extra-sensorial em alto grau, somente.

José Herculano Pires, em seu livro Mediunidade, afirma que somente no ser humano, que é uma síntese perfeita e equilibrada de todo o processo evolutivo alcançado nos vários reinos da natureza, com inteligência desenvolvida, razão e pensamento contínuo e criador, há a possibilidade da eclosão da Mediunidade.

Para ele, a Mediunidade é uma função sem órgão, resultante de todas as funções orgânicas e psíquicas da espécie. Ele acrescenta: "A Mediunidade é a síntese por excelência, que consubstancia todo o processo evolutivo da Natureza. Querer atribuí-la a outras espécies que não a humana é simples absurdo". (1984, pág. 94 e 95)

Há mais o que questionar, mas, com o tempo vamos estudando juntos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde! Com relação aos animais, Gostaria de saber duas coisas:
Se os animais convivem com os espíritos humanos no plano espiritual, assim como é aqui na Terra.
E se aí se incluem outras classes do reino animal, como insetos, moluscos, artrópodes, etc.
Obrigada, abçs
Daniela

Carlos Alberto Rey disse...

Sugiro a leitura de um post de hoje, dia 08 de outubro de 2014.