Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Despertar




Algumas pessoas, ou muitas, acreditam que o ambiente que nos cerca, as pessoas que nos acompanham, as circunstâncias da vida, moldam nosso caráter e nosso estado de espírito.

Outros afirmam o oposto: nosso estado de espírito é capaz de moldar nossos relacionamentos, o ambiente que nos cerca e as circunstâncias da vida.

Será que apenas uma destas afirmativas preenche verdadeiramente os requisitos para uma realidade?

Certamente, não. Há uma interdependência entre as duas coisas: o interior e o exterior de cada um de nós. Há como que um mecanismo de realimentação permanente, contínua, dos dois níveis de vida para cada pessoa, de modo que o exterior interfere no interior e vice-versa.

Todos temos níveis de consciência variável durante todo o dia. Passamos por estado de vigília (consciência), semi-vigília (onírico) e sonolência (sono) em muitos momentos do dia, na dependência dos fatores que venham a estimular nosso cotidiano. Basta lembrar que, diante de um fato monótono vem a sonolência; diante de um fato crítico, vem a vigília, mesmo que se esteja cansado.

Temos níveis de consciência variável durante a vida, na dependência do aprender e do esforço para isso que cada um de nós despende no esforço de amadurecer. O jovem tem na juventude uma má conselheira, mas muitas vezes o idoso permanece na juventude, iludido pelos apegos desnecessários. Nem sempre a idade traz a maturidade, infelizmente, embora muitos se arroguem direitos por conta da idade avançada.

Estamos relativamente conscientes dos fatos, portanto, em acordo com uma série de fatores que podem estimular ou não nosso nível de consciência para mais desperto ou menos desperto.

O nível de conhecimento da pessoa interfere muito na questão do nível de consciência do que diga respeito á vida, mas pode acontecer de forma positiva ou negativa, em decorrência de predisposições que a pessoa tenha dentro de si mesma.

Assim, uma pessoa de teor orgulhoso, quando detentora de muito saber, pode se tornar impermeável a novas formas de consciência, por conta de idéias pré-concebidas que guarde dentro de si, em decorrência de seu conhecimento. Isso, apenas para ilustrar o que foi citado.

Pode-se dizer que o despertar do ser envolve a consciência de si mesmo, a consciência do ambiente e a consciência das demais pessoas com quem conviva ou não, além da consciência relativa daquilo que ainda não conhece.

Então, podemos avaliar que há vários níveis de consciência para se conhecer.

Pessoas vivem em nível de consciência de sono, sopor ou adormecimento relativo, graças a se entregar à vida de modo mecânico: comer, beber, reproduzir e dormir.

Há quem viva em nível de percepção na qual, além de ter as funções fundamentais já citadas, percebe a necessidade de preservar o ambiente e preocupa-se com outras pessoas, além de si mesmo, num grau de consciência mais abrangente.

Um degrau acima estão aqueles que fazem o que precisam para viver, mas têm consigo o cuidado de voltar a atenção para o meio ou para as pessoas que os cercam, deixando-se muitas vezes em segundo plano, por importar mais o bem estar do todo do que o próprio.

Mais acima, os missionários, que vêm à Terra para doar e se doarem por todos, por tudo, vivendo, muitas vezes, na penúria, para exemplificar, mas com condições morais que a maioria desconhece ainda, em nível de resignação superior, por uma pessoa, por uma família, por uma comunidade, por uma nação ou, em níveis variados, por toda humanidade terrena, como aqueles que trazem conhecimento elucidativo, gerando possibilidades de cura, de paz, de fraternidade e de amor.

Jesus veio à Terra com o chamado nível de consciência universal, por ser o mais próximo possível da ciência plena do todo que o cerca, por irradiar amor à sua volta, por entregar-se à humanidade, pelo mesmo amor.

Cada ser existente no Universo tem dentro de si o potencial de evoluir ao nível mais elevado de consciência, em ritmo que depende de fatores intrínsecos e extrínsecos, mas primordialmente dos primeiros. Temos dentro de nós a chama do Amor Eterno que o Criador nos concedeu. Precisamos aprender a desenvolvê-la para que nossa jornada seja o mais breve possível em direção à evolução que nos leve à Paz interior tão aspirada por cada um.

Enquanto o ser, a criatura, permanecer na ilusão de que as satisfações são fruto do ter ela estacionará aguardando o despertar para o aprender a ser, para gerar consciências gradativas que o iluminem para a Verdadeira Vida Universal.

O maior recurso de que dispomos, como guia para esta jornada para a Verdade e para a Vida, é o Evangelho do Cristo-Jesus. Aprender dEle é a essência para a consciência plena.

Militão Pacheco

Nenhum comentário: