Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

domingo, 19 de junho de 2011

Terapias Alternativas nos Centros Espíritas.




Um pantanoso terreno existe em muitas casas espíritas, que certamente teimam em ajudar o próximo, mas lançam mão de recursos que não podem ser considerados espíritas e, algumas vezes, nem mesmo espiritualista. Exatamente por isso, pode-se afirmar que há algo de dúbio nestas propostas.

Vagueiam, os trabalhadores da Seara de Jesus, às mancheias, em ondas de modismos e de buscas empíricas que trabalham a superficialidade do Ser e não entendendo que dar firmeza para o pensamento é instituir a verdadeira mudança de qualidade de pensamento através do efetivo aprendizado em torno da Doutrina Espírita, que nada mais é do que o pensamento de Jesus, em expressão mais atualizada, ainda que muitos queiram ditar que o pensamento de Kardec, portanto de Jesus, está ultrapassado.

Podemos dizer, sem qualquer vestígio de medo de errar, que as buscas "terapêuticas" que são praticadas e ensinadas em muitas destas casas, são as chamadas "terapias alternativas", que nem mesmo guardam qualquer sintonia com a Bendita Doutrina que tentamos aprender.

Vamos ler o que diz uma destas casas, que certamente tem em seu íntimo o desejo sincero de bem-servir a todos que busquem lá o socorro para seus corações em sofrimento:

"A cromoterapia é a mecânica de doação de energia através das mãos (como ocorre nos “passes”), porém, as energias ali utilizadas são mentalizadas pelos médiuns e pelo próprio paciente, na forma de cores em uma seqüência lógica pré-estabelecida pelo 'aplicador' (médium que conduz o 'passe'). O fator principal para a aplicação das cores é a firmeza de pensamento e a capacidade de silenciar a mente e através dela emanar as cores que são vibradas."

Note que mesmo a palavra passe, que é uma terapêutica espírita, está entre aspas - as nossas aspas são apenas as iniciais e as finais - dando conotação dúbia para a palavra, visto efetivamente não se tratar de um passe, mas de uma técnica empírica, dotada de cunho imaginatório que não se coaduna com os princípios doutrinários que tentamos vivenciar.

Temos de ter o cuidado de ler as obras básicas, para ter parâmetros efetivos de discernimento e clareza dos personagens que fazem parte real dos recursos utilizados pelo Espiritismo para auxiliar o reencaminhamento da humanidade, quais sejam: o estudo doutrinário, a freqüência às reuniões de estudo, o recebimento dos passes, a água fluidificada (que já é de per si uma técnica auxiliar implantada pela própria espiritualidade desde os primórdios doutrinários), eventualmente as sessões mediúnicas, o tratamento espiritual apropriado para cada caso, o evangelho no lar e, na estruturação do ser, a educação espírita infantil.

Implantações outras destoam das bases. E não se trata de ser limitado na aceitação de idéias novas, mas de ser racional para com todas as idéias e aplicar aquilo que seja justo de ser aplicado em benefício do próximo.

Na verdade, tudo o que procure praticar o bem pode ser válido. Mas nem tudo o é! Por isso precisa ser analisado e compreendido em sua essência e em sua aplicabilidade, para que não gere falsas esperanças, mistificações, criação de mitos, rituais (este um dos maiores escolhos para o Espiritismo atual, pode acreditar!) e circunstâncias vexatórias para a própria Doutrina, que se fundamenta na simplicidade e objetividade.

Para quem goste de aprender sobre a Doutrina, sugiro a leitura do livro de Herculano Pires, um dos maiores defensores da Doutrina Espírita, chamado "Obsessão, o passe, a doutrinação", que guarda em si o necessário para o trabalho de assistência ao próximo. Sugiro, também, e fundamentalmente, a leituta da obra "Desobsessão", psicografada por Francisco de Cândido Xavier, por conta do Espírito André Luiz e, na verdade, primariamente, o estudo profundo do "Livro dos Médiuns" para sedimentação sobre o maior recurso de intercâmbio dos Planos da Vida, a mediunidade.

Militão Pacheco

Nenhum comentário: