Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

terça-feira, 21 de junho de 2011

Apegos materiais




Se você é uma destas pessoas que tem "ciúme" das suas coisas, comece a se preparar para um fato do qual você não poderá se separar: nada do que "é seu", nada "lhe pertence" na Terra. Tudo é uma espécie de empréstimo que a Providência Divina faz com uma intenção nobre: permitir que você aprenda a lidar com o mundo material, sem no entanto se deixar conduzir pelas tendências humanas de posse e paixão.

É um aprendizado longo e tão mais difícil, quanto mais você se deixe banhar pelas águas barrentas das ilusões que nossa Casa Planetária nos oferece, isto é, quanto mais você julgue que a Vida se resume ao que você tem aqui, na Terra e que todo o Universo que pulula à sua volta não tem significado nem importância, mais você irá manter e se manter apegado àquilo que "lhe pertence" e àquilo que faz parte de sua vida material.

O Espiritismo ensina claramente que somos Espíritos vivendo em um mundo material. Aliás, não é só a Doutrina Espírita que declara esta Verdade, muitas outras filosofias e religiões guardam em seu bojo este recurso de consciência que deveria ser um alerta para todos os que se mostram eternos na Terra, esquecendo a realidade dos fatos.

Um dos atos de caridade mais impressionantes para a Vida, como exemplo de compreensão de que nada nos pertence, efetivamente, é a predisposição de doar órgãos. É uma postura mental das mais nobres que um ser humano pode ter diante de outros que necessitem de um órgão para manter a Vida e ter alguma dignidade para viver, por ainda guardar perspectivas para ela, embora determinado órgão vital esteja com seus dias contados.

A doação de uma córnea pode dar a Luz a um cego. Um rim, apenas um, pode dar alegria de viver a uma pessoa que já tinha em si a perda das energias vitais para conduzir seu corpo.

Mas há quem ainda tenha medos com relação a estas questões tão racionais e tão caridosas ao mesmo tempo. Há quem, por apego, acredite que seus órgãos não podem ser retirados do corpo, por conta de que na vida espiritual, sentirá sua ausência, como já vimos citar uma vez um homem que disse claramente não doar a córnea pois precisaria dela para se guiar enquanto espírito.

Uma bobagem sem tamanho, pois o corpo espiritual não necessita da matéria para ver. Vê, independentemente dos olhos físicos, como se pode notar nos fenômenos mediúnicos que assaltam as sessões espíritas ou mesmo o cotidiano das pessoas, que citam claramente "ver" coisas que os olhos não vêm.

Mas, felizmente, há tempo para o esclarecimento. Faça sua leitura, compreenda que o Ser Espiritual que você é significa muito mais do que este excelente corpo que você habita. O corpo, meu irmão, é apenas seu "médium", o recurso que a Divindade lhe dá para que você possa continuar em aprendizado, vivenciando a matéria, aprendendo sobre as Leis da Vida.

O cérebro é apenas o veículo através do qual suas idéias se manifestam. Ele não é o provedor das idéias, apenas o veículo delas. Elas são originadas em você, que é um Espírito imortal, independente do corpo.

Acrescente mais "bônus horas" para sua vida eterna: deixe declarado que você gostaria de doar seus órgãos para que alguém possa ser beneficiado com eles, pois, de qualquer modo, se eles não forem ou não puderem ser aproveitados desta forma, os micróbios farão sua parte e serão beneficiados com os nutrientes existentes em suas células, com o fluído vital que circula por entre elas, pois "nada se perde, tudo se transforma".

Roberto Brólio

Nenhum comentário: