Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sábado, 20 de julho de 2013

Integração


Cada pessoa vê a vida através de um prisma, através de uma lente que se ajusta às suas possibilidades de visão, gerando, então uma ótica própria.

A formação da personalidade é justamente criada pelas circunstâncias que transitam pelas experiências que formaram, no decorrer das várias reencarnações, a estrutura do ser em transição, por aquilo que efetivamente extraiu no conjunto de todas elas.

Este conjunto de fatos, que dá à criatura humana, seu próprio ponto de vista sobre as circunstâncias da vida, é enriquecido pelo intercâmbio que ocorre com os outros Espíritos, encarnados ou não, com os quais tenha tido convívio de alguma forma nas várias possibilidades, enquanto convivendo na matéria ou não.

Quanto mais vivências, geralmente mais amadurecimento vai tendo o Espírito. Mas, nem sempre...

Como sabemos, nenhum de nós regride em seu processo evolutivo, mas, muitos de nós, por alguma razão, podem se deixar levar pela estagnação, estancando a evolução indebidamente.

No esforço racional, é fundamental para cada um que mantenha ativos os votos da Vida Espiritual, na qual são feitas as propostas de conquistas e progressos durante a experiência na matéria, pois a estagnação impede até mesmo que outros Espíritos, vinculados a nós mesmos, em função do convívio, das provas em comum e do afeto gerado nas experiências das variadas existências, possam progredir completamente, pois permanecem comprometidos conosco aguardando nossa iniciativa de caminhada para a Vida Eterna.

Portanto, por mais que admiremos nossos pontos de vista individualmente falando, por mais que tenhamos a cristalização da mente voltada para as próprias opiniões e convicções, por mais que nosso orgulho domine o campo mental, precisamos quebrar estas barreiras que congelam emoções dígnas e convidam à indolência espiritual, para permitir que nossos pares possam também retomar suas jornadas de modo completo.

Não que, em função de nossa parada obriguemos a quem quer que seja a parar também, mas certamente os corações com afinidades conosco, permanecem de algum modo em aflição, entristecidos por nossa conta, olhando para trás e desejosos de nossa liberdade, para que se sintam ainda mais livres, também.

As Entidades Espirituais mais evoluídas, vezes sem conta permanecem junto àqueles que ainda padecem nas sombras da ignorância com os quais mantêm vinculações e que estão perdidos em refluxos de pensamentos únicos, encapsulados no orgulho e na vaidade, no intuíto de auxiliar, de amparar e, na primeira oportunidade, conduzir para a luz do conhecimento e da Verdade.

Assim, por mais que se tenha uma postura, uma opinião, um ideal, seja ele qual for, é muito importante que se abra a mente, que se permita auscultar outras posições, outras opiniões, facultando à mente a possibilidade de aceitação e de análise, não somente para o próprio aprendizado, mas também para que se desenvolva a tolerância para com todos os assuntos e com todas as pessoas.

Em suma, a liberdade do Espírito só vem com sua evolução e isto só acontece com o desenvolvimento da personalidade que acontece, também, através do intercâmbio entre as várias personalidades, com a aquisição da tolerância, da compreensão, indulgência, perdão, fraternidade e amor.


Psicografia recebida no NEPT em 19 de julho de 2013
Albino Teixeira

Nenhum comentário: