Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Pela Paz


Em uma de suas epístolas, Paulo escreve aos efésios, a necessidade da preservação do espírito para que se obtenha a paz. É no capitulo IV, versículo III.

O que Paulo deseja transmitir para os efésios, é a necessidade de que observassem que havia muitos caminhos adiante dos olhos de cada um deles, porque havia, na verdade, um grande embate, e muitos daqueles seguidores do Cristo, recém convocados pela presença de Paulo, estavam querendo criar instituições particularistas, com características próprias, desvirtuando completamente o sentido da necessidade cristã para a época.

Com a grande visão que Paulo tinha, ele preconizou aos efésios que prestassem muita atenção, porque havia muitas opções de caminho, mas que ninguém deveria de modo algum, transgredir com a vontade alheia, não deveriam de modo algum impor a própria forma de ver, para que os outros vissem através de seus próprios olhos.

Que observassem com muita cautela aquele que ia servir o velho, aquele que ia auxiliar o doente, aquele que amparava a criança abandonada e, mesmo aqueles que auxiliavam nos trabalhos e tarefas para com os animais e com a natureza, porque todos aqueles que independentemente do Cristo atuavam em prol do próximo, não estavam preocupados em impregnar de modo algum o seu modo de ver a vida para com quem quer que fosse.

Cada um de nós vê a vida do seu jeito, mas nós não temos o direito de obrigar, seja pelo recurso que for, a ninguém para que veja pela nossa ótica, a vida como ela nos parece.

Aliás, quando nós de alguma maneira impomos, nós estamos assumindo a responsabilidade e o ônus dos outros, além disso, estamos tolhendo o livre arbítrio alheio, estamos angariando ainda mais ônus para nós mesmos.

Então, que façamos a nossa parte.

As diretrizes do Cristo aí estão:

“Amar a Deus acima de tudo, de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.

Só isso já basta, não é necessário mais nada.

“Faça ao próximo somente aquilo que você gostaria que lhe fizesse” e aprenda de coração, aprenda a servir, aprenda a ser útil como nesse exercício da prece coletiva.

Aprenda que é muito importante doar, doar de si mesmo, não precisa ser nada material, mas doar alguma coisa de si é muito mais importante isso do que receber.

Vamos aprender porque este é o caminho da Liberdade, este é o caminho da Verdade, este é o caminho do Cristo.

Que assim seja.


Psicofonia recebida no NEPT em 10 de julho de 2013

Nenhum comentário: