Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Prisão voluntária





Liberdade é uma situação de relativa sensibilidade para cada pessoa, afinal de contas o que é liberdade para uns é prisão para outros.

Muitas vezes acontece uma ligação mais intensa entre duas pessoas, o que, com o tempo, limita as ações de uma delas ou de ambas e isso faz que se desenvolva uma sensação de desconforto para um ou para os dois.

Infelizmente é muito comum de se perceber esse tipo de sensibilidade aflore em homens que, casados e pais de um ou mais filhos, se sintam aprisionados pela união.

Mas isso também acontece, em menor número de casos, com as mulheres.

A grande responsabilidade, extratora de oportunidades sensoriais, por não permitir que o indivíduo possa desfrutar de seu egoísmo, assusta e pode conduzi-lo ao equívoco de afastar-se de esposa e filhos, por conta de procurar caminhos prazerosos e por se julgar tolhido em sua liberdade.

Não é incomum que este indivíduo termine por se envolver em uma teia de erros que tolhem ainda mais sua liberdade, conduzindo-o ao envelhecimento precoce e ao adoecimento.

Também não é incomum assistir a situações nas quais os filhos, já crescidos, terminem por cuidar do pai que abandonou o ninho quando eles estavam na mais tenra idade.

É o círculo da vida, que dá a oportunidade de se perdoar e de se redimir de alguma maneira.

Nesse exemplo, nota-se que o egoísmo é o maestro do destino de muitas pessoas.

É que ele, o egoísmo, gera dores mais profundas que só se percebe com o passar dos anos.

Ainda assim, muita gente não consegue perceber que é egoísta e alardeia pelos quatro cantos que apenas luta pelos seus direitos.

Quem julgue estar se libertando ao abandonar uma grande responsabilidade, deixa-se conduzir pelas algemas que o egoísmo constrói.

Os prazeres fugidios da Terra são incapazes de gerar a alegria que uma tarefa bem executada pode dar ao ser humano.

Nenhuma chave para a liberdade é mais poderosa do que a chave do dever cumprido.



Militão Pacheco

Um comentário:

O Observador disse...

Oi!
Na verdade a vida é feita de grande harmonia. As paixões, por definição filosófica, é qualquer tipo de desequilíbrio seja em excesso ou falta, de comportamento físico ou mental, que faz surgir uma chaga na harmonia, entre elas o egoísmo. A saída para evitar esta prisão é, dentre outras (e já pedindo vênia para expressar minha opinão), visualização da realidade. Simples! o que ocorre, simplificadamente falando é que os compromissos são oportunidades de propagar a vida, seja instruindo os próprios filhos, lutando pela disciplina própria para inspirar quem nos observa, vivenciando a criação da vida e fazendo parte dela para a felicidade crescente (refiro-me a felicidade de foro íntimo) e etc... Peço desculpas se pareço Soberdo, mas é fascinante as facetas que a vida vai assumindo possibiltando situações de crescimento. O "Raboni" realmente trouxe a vida na essencia da palavra para todos nós.