Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sábado, 28 de janeiro de 2012

Quem? Eu me preocupar?





Fico admirado com a grande preocupação que muitos espiritistas têm com relação às identidades anteriores de algumas personagens da historiografia espírita e isso é apenas uma admiração mesmo, não chegando a me abalar de modo algum.

Apenas para reflexão, leio alguns textos, às vezes longos, que explanam as razões que justificam a posição de alguns pesquisadores quanto à opinião, a título de exemplo, de que Chico Xavier seria a reencarnação de Allan Kardec.

Nada contra.

Nada a favor.

Apenas não consigo ver utilidade neste debate. Julgo que há problemas de ordem existencial muito mais importantes para debater, como as questões de foro íntimo que levam à reforma interior necessária para que se tenha uma vida plena, longe de confusões que habitualmente provocamos.

Quer dizer, debater assuntos através dos quais não se chega a lugar algum efetivamente é o mesmo que patinar no mesmo ponto e esquecer que precisamos crescer espiritualmente.

Não parece efetivamente útil saber quais as reencarnações de um determinado Espírito. Não parece necessário refletir tão profundamente sobre o assunto. Afinal, não há realmente como comprovar se o que se debate é verdadeiro. Só há como promover ilações estéreis e, de um lado ou de outro, tentar demonstrar conhecimento – não se sabe a título de quê – e poder.

Assim, quando vejo tais textos, atualmente, já mudo o foco da leitura e procuro outro que me dê recursos para ser alguém um pouco menos pior do que sou atualmente.



Militão Pacheco

Um comentário:

Luis disse...

Muito justo este texto. Curiosidade só traz conhecimento quando leva à estudos sérios. Especulações não fazem parte da Doutrina.