Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Ser Espírita




“O espírita é reconhecido pelo esforço que faz para sua transformação moral e para vencer suas tendências para o mal.” – Allan Kardec

Ter conhecimento sobre o Espiritismo não transforma necessariamente a pessoa em Espírita.

Aliás, temos notado que algumas vezes o conhecimento sobre o Espiritismo, tem afastado muitas pessoas das verdadeiras diretrizes do ato de se efetivar como Espírita "praticante".

Podemos dizer que o verdadeiro espírita não é aquele que simplesmente "aceita" os princípios básicos da Doutrina Espírita.

Temos assistido grande número de criaturas verbalizando ideais espíritas em grande parte do tempo de suas vidas, como se estivesse tentando convencer a si mesmos de que aquilo que divulgam é verdadeiro.

Mas, ao mesmo tempo, esses irmãos, que acompanham a Doutrina abençoada que nos ampara, vivenciam outra realidade, distinta daquela que seria razoável para dizer verdadeiramente que eles são Espíritas.

As atitudes são incoerentes com o discurso.

A palavra é bela, mas os gestos...

Isso não é tão difícil de compreender, afinal, é só mentalizar que a essência de tudo no ser humano está no pensamento e, enquanto este não se modifica, todo o restante manterá o padrão de atitudes correspondentes ao que ele irradia para a criatura.

Mesmo que discurse veementemente a favor da Doutrina Espírita, seu íntimo ainda apresenta a postura cristalizada no passado, então, seus gestos serão correspondentes a esta postura.

É que ainda não houve o processo de maturação libertador que eleva o indivíduo ao nível de compreensão Espírita.

Mas este processo ocorrerá, certamente. É apenas questão de tempo para todos nós. Ainda que pareça longínquo, nosso momento de conversão autêntica para o Bem virá, pois todos estamos destinados construtivamente ao Amor.

Ainda assim, em fase de construção da personalidade Espírita, quando lhe perguntarem sua religião, não vacile e diga: "sou Espírita", para que você consolide cada vez mais sua proposta renovadora íntima e converta suas aspirações de concretizar a nova proposta de vida, em consonância com o Cristo de Deus, que nos aguarda no íntimo de cada um.

Não se trata de uma apologia vazia ao Espiritismo, mas de uma ideologia a ser implantada, conquistada e desejada a cada instante.

Iremos, em nosso próprio ritmo, alcançando o necessário desprendimento de nossos hábitos antigos e construindo essa maravilhosa proposta Espírita, que nos consola e esclarece sempre.

Basta exercitar continuamente.



Militão Pacheco

Um comentário:

Suely Pacioni disse...

Creio que a escolha de ser espírita venha como gérmem quando abrimos os olhos nessa vida. Muitas vezes mesmo em lares de outros cultos, busca-se, questiona-se, e um dia encontramos tudo aquilo que buscávamos...como a semente brota na boa terra.