Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Exageros


Nós sabemos que tudo em excesso é não somente desnecessário como pode passar a ser prejudicial para a Vida, mas mesmo assim podemos ter alguns hábitos que representam efetivamente o exagero nas atitudes.

As descrições de André Luiz a respeito dos abusos alimentares dão uma visão verdadeiramente dantesca daquilo que acontece em nosso organismo em decorrência deste tipo de exagero.

Interessante é que muitas pessoas lêem André Luiz, entendem a descrição, mas não incorporam o ideal e não mudam de postura efetivamente.

Dá a impressão de que a leitura mostra uma fantasia, algo surreal mesmo e que nada daquilo efetivamente acontece com o organismo humano, quando submetido aos estresses impostos pelos excessos.

É como aquela pessoa que tem um bom humor exagerado, pois passa a ser desagradável ou inconveniente em detrimento de uma suposta brincadeira ou de uma brincadeira colocadas muitas vezes da mesma forma.

Os abusos de atitudes não são realmente adequados para nada, nem para a Alma, nem para o corpo que ela habita.

É preciso considerar diariamente se não se está cometendo este erro, para não causar problemas para si mesmo e para os circunstantes com quem se esteja convivendo.

Algumas vezes a percepção de si mesmo, com relação a questões desta ordem fica anestesiada e é necessário que se tenha bons ouvidos para aceitar as sugestões que venham de outras pessoas com relação às nossas limitações.

É como aquela pessoa que gosta muito de se perfurmar e que vai perdendo a sensibilidade olfativa com relação ao próprio perfume, colocando cada dia mais e incomodando os demais em função disso.

Os excessos levam a problemas variados e dos mais comuns temos as obsessões, os transtornos compulsivos e formas variadas de problemas de ordem psicológica e psiquiátrica.

Por isso é sempre de bom tom fazer auto-avaliação permanente e fazer todo o possível para afastar de si os exageros desde os pensamentos, passando pelas palavras e terminando nas atitudes.

A prevenção, como em todas as circunstâncias, é o melhor recurso para afastar-se das doenças da Alma.

Uma vez estabelecida a enfermidade, entretanto, o recurso terapêutico mais interessante é o tratamento espiritual juntamente com a busca pela transformação interior libertadora.

Algo que o Espiritismo dá recursos para que se possa alcançar!


Mensagem recebida no NEPT em 08 de novembro de 2013
Júlio César

Nenhum comentário: