Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Como não atrapalhar o próximo?




Se alguém muito próximo tem um problema que o incomoda, evite interferir neles, a não ser que você seja efetivamente solicitado para esta finalidade ou interrogado para ajudar a dar uma sugestão.

Ninguém está verdadeiramente apto a dar "conselhos", apenas sugestões, a não ser os presunçosos.

Em qualquer circunstância evite palavras de desânimo, frases que gerem medo, insegurança, desespero, aflição, mágoa, ódio, revolta ou qualquer posição difícil por parte de quem quer que seja.

Lembre-se: só temos controle sobre as palavras que não foram ditas, portanto, mesmo que pense algo, considere todas as possibilidades que podem ocorrer em função do que venha a dizer.

As expressões de consolo e esperança a quem sofre são sempre as melhores.

Ao ouvir uma crítica a quem quer que seja, mesmo algum desafeto seu, busque em sua mente, como exercício de prática cristã, elevar a pessoa a um patamar acima daquele em que ela tenha sido colocada.

Se ouvir alguma ofensa, lembre-se de que o ofensor pode não ter razão no presente, mas pode trazer alguma mágoa do passado esquecido, então: perdoe, releve e siga adiante.

Faça todo o possível para ser sempre educado, gentil e gerar em torno de si um campo mental de cunho construtivo, pois isso sempre deporá a seu favor em quaisquer circunstâncias.

Socorra alguém que precisa, sempre que possível, mas não interfira no livre arbítrio alheio, pois esta disposição fará com que você seja o responsável pelo que venha a acontecer com esse alguém, em decorrência de sua interferência.

Consulte sempre sua consciência com relação ao que você pensa, fala e faz. Se ela disser a você que o seu gesto seria reprovável por você mesmo, então corrija-se imediatamente e não permaneça no erro.

Lembre-se: faça ao próximo somente o que você deseja para você mesmo.

Militão Pacheco.

Nenhum comentário: