Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Esperança




Certamente ao criar o Ser Humano, Deus implantou uma série de recomendações em sua consciência para que ele pudesse aspirar ao futuro, para que não se perdesse no meio do caminho em função dos obstáculos que certamente surgiriam em sua jornada evolutiva e para alcançar a sua destinação primordial, que é a perfectibilidade.

Dentre as recomendações, uma das mais significativa é a que chamamos de esperança!

Graças a ela, tem o Ser Humano, dentro de si, estímulo para o amadurecimento, de modo que pode projetar sua existência num futuro promissor, que vise particularmente o crescimento individual e a elevação espiritual, afinal são os dois que condicionam a finalidade existencial.

Faz, o Ser Humano, seu périplo de vivências e experimentações sucessivas que lhe permitem a caminhada, mas se não fosse por conta dela, claudicaria inúmeras vezes, retardando seus passos para a eternidade.

Aliás, nos momentos em que o homem deixa de lado o brilho do olhar, quando se exime de pensar em um futuro, quando se entrega às lamentações pelas dores, quando se desencontra com as motivações para a Vida, ao se perder nas revoltas e tristezas mais profundas, abandona a esperança e deixa de caminhar, estagnado em terreno movediço em que vai se aprofundando indébito, até que a ausência de ar para a respiração volte a despertá-lo, em busca da superfície, onde há luz para enxergar e ar para aspirar.

Certo é que, mesmo nestas ocasiões, a Sabedoria Divina permite ao homem a parada insana, para que mesmo nela, venha a aprender os valores reais que determinam a Vida, por conta da dor pelo próprio homem gerada, que é em verdade uma das mestras da existência humana.

A esperança permite à Criatura Humana ter força de compreender e esperar. Quando se reencontra com a luz, ao retornar à superfície, o homem, a mulher, o Ser Humano, tem à sua disposição a luz do entendimento, que volta a iluminar seus passos para a eternidade. Assim como tem o ar que nutre os pulmões, o sangue, a Vida, para reiterar suas disposições para a retomada dos passos que precisará dar.

A luz permite a compreensão; o ar a energia e a disposição.

Em a Natureza, somos testemunhas dos exemplos reais que demonstram o excelente trabalho do Criador.

A semente, sob o solo, aguarda, muitas vezes por décadas, a oportunidade para germinar, evoluir para o embrião, nascer o caule, em busca da luz e do ar, nas mesmas necessidades do homem afundado nas tristezas e lamentações.

Ela, a semente, gerará a frondosa árvore que dará frutos, assim como o Ser Humano, que se abrirá para o Alto, recebendo Amor, para distribuí-lo em abundância, ao afastar de si os medos que geram egoísmo.

O coração aberto, os braços abertos, as mãos estendidas, em prontidão para o trabalho, para a dedicação no exercício do Amor cada vez mais profícuos são as expressões que frutificam da esperança, que nada mais é, do que a certeza da destinação humana em o Universo, partícipe que é da Criação Universal, sob a égide do Altíssimo.

Quem mantenha consigo a chama da esperança, tem a lâmpada que irá iluminar sua jornada, seus passos, seus caminhos, suas decisões, seu próximo e seu destino.

Tenha sempre consigo esta mensageira de Deus em seus sonhos, para ter sempre o brilho do futuro em seu olhar.


José Cintra Filho

Nenhum comentário: