Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Para que viver com mágoa?




Uma das situações mais comuns de se encontrar por entre as pessoas é aquela de convívio recheado de ressentimentos e de mágoas.

Os relacionamentos florescem por conta dos encontros que a Vida gera; as pessoas se aproximam, geram amizades, criam vínculos e vivem períodos relativamente longo com sorrisos nos lábios, mas repentinamente, por alguma razão, às vezes tola, há um erro, um mal entendido e pronto! Há uma ruptura nesta relação que foi tão saudável e a mágoa começa a alimentar o afastamento reciprocamente.

O cultivo dos ressentimentos mútuos gera um campo de mentalizações repulsivo de tal monta que infelizmente a tolerância passa a inexistir e, inclusive, encontra-se espaço para que aconteçam as acusações motivadas por absolutamente nada.

Cada parte se julga portadora da razão e se sente incomodada com a presença, mesmo casual, da outra em um mesmo ambiente, o que reforça as indisposições mútuas, agravando os desentendimentos e permeando a perfídia resoluta que impede qualquer mínima expressão de perdão, infortunadamente.

O que cada parte não consegue perceber é que esse campo repulsivo nasce de dentro de cada um e ele gera perturbações no íntimo do próprio ser, causando desconforto em primeiro momento, mal-estar em segundo degrau do avançar das dificuldades e adoecimento em estágios mais avançados da recorrência das mágoas e dos ressentimentos.

Não há como fugir da consciência. Ela aponta continuamente as imperfeições que cada um carrega consigo e mostra para todas as células que compõem o Universo do organismo humano como está a carga vibratória do Espírito que habita este maravilhoso e engenhoso Universo particular sob o comando deste Espírito.

Cada célula vai progressiva e paulatinamente recebendo os venenos mentais gerados pelo governador do corpo e se intoxicando, recebendo cargas negativas, elétrons mesmo, que induzem e conduzem ao seu precoce envelhecimento e apoptose, muitas vezes precoce, graças ao padrão emocional de quem a comanda: o Espírito reencarnado.

A responsabilidade de cada Espírito encarnado em um corpo físico é enorme com seu corpo. E não somente com os necessários cuidados com a higiene física, mas também e primordialmente com a higiene mental, esta sim, elucidadora de todos os cuidados com a Vida.

A mágoa é uma expressão menor do ódio, da raiva, em uma expressão perversa, sorrateira, pois é um pequeno ódio mantido em um pequeno espaço da mente que recorrentemente traz à tona sua motivação.

Há quem diga que não sente raiva da motivação da sua mágoa, mas é por conta de que não percebe que a base, embora nem sempre deseje o mal alheio, é a absoluta falta de perdão aliada ao desejo de justiça embutido em seus pensamentos permanentes, ambos geradores de incômodo e mal-estar diante da pessoa que lhe motiva tais reações, ou mesmo por conta da lembrança, da evocação de seu nome, da citação de algo que lhe diga respeito.

Para que viver neste patamar tão infeliz de conduta mental?

Podemos viver sem pesos, sem amarras, sem âncoras que impeçam a Vida de ser alegre, pois, mesmo em momentos de alegria, há uma sombra no sorriso de quem sente mágoa, uma sombra que impede a total liberdade de pensamentos e convoca para o pesar de uma lembrança doída e, na verdade, desnecessária.

Perdoe para viver e viva para perdoar. Faça tudo o que puder para ter Paz interior. Um dos mais brilhantes recursos para ter a Harmonia íntima é perdoar, viver sem rusgas, sem contendas, sem ressentimentos, sem mágoas, sem desejos de justiça, enfim, livre e sem impedimentos íntimos ou declarados.

Jesus deu o maior de todos os exemplos. Precisamos entender este exemplo e, principalmente, seguir.

Lave a alma perdoando! Livre-se do peso excessivo que o ressentimento lhe provoca! Se quer acumular algo, acumule em seu interior a Paz, tendo atitudes positivas e cultivando sempre a indulgência, a compaixão, o perdão às ofensas!

Ore por quem lhe machuque, sempre, sem desejar-lhe o mal, qualquer que seja. Liberte-se sempre dos liames sombrios da mágoa e viva feliz!

Albino Teixeira
psicografia recebida no NEPT em 27 de julho de 2011

Nenhum comentário: