Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

terça-feira, 19 de julho de 2011

A VESTIMENTA DE CADA UM





Todos nós com o passar da idade vamos adquirindo experiências progressivas.

Muitas vezes as dores, as dificuldades, nos permitem aprender de forma acelerada, mas outras vezes nós ficamos retidos, repetindo de ano, por teimosia ou por ignorância.

Nós sabemos, por exemplo, que a experiência pode ser um reflexo das vidas sucessivas que cada um de nós têm, e nos recordamos de uma história chinesa antiga que fala sobre um mandarim.

Hoje em dia, mandarim é considerado como um idioma e é um idioma, é verdade, mas na China mais antiga, os mandarins que deram origem ao idioma, eram pessoas muito importantes, que faziam parte da corte do imperador chinês e cada pessoa que era nomeada mandarim tinha a oportunidade de representar uma comunidade com bastante respeito diante de todos.

Determinado homem na flor da idade, por volta dos trinta e dois anos, fora nomeado mandarim pelo antigo imperador amarelo e, na sua experiência curta como mandarim, sabia que precisava de um manto apropriado, pois era da lei que todo mandarim utilizasse um manto adequado para o seu cargo e para sua função.

Então evidentemente procurou um amigo que indicou um alfaiate, dizendo a ele que era muito recomendado e que já havia feito e fazia as vestimentas de muitos mandarins.

Quando este homem chegou ao alfaiate, o alfaiate lhe perguntou, depois de tirar todas as medidas apropriadas: "Há quanto tempo o senhor é mandarim?"

E o mandarim desconfiado disse:

"Não é da sua conta."

Aí o alfaiate lhe disse: "Mas é da minha conta, por que eu preciso saber o tempo que o senhor tem de experiência. Normalmente, os mandarins jovens, fazemos o manto com a parte da frente mais longa que a parte de trás, porque o mandarim jovem tem aquela empáfia característica e ele eleva o pescoço e o nariz, então a parte da frente do manto fica erguida e a parte de trás do manto fica na medida certa, porque se fizermos as duas partes iguais, a parte de trás irá encostar no chão.vO mandarim mais experiente nós fazemos sim, as duas partes idênticas porque ele já está mais centrado, já não tem aquela empáfia e já coloca os olhos na linha do horizonte, não tendo nem a tendência de colocar-se para cima e tampouco para baixo. Mas o mandarim mais experiente, com o decorrer do tempo fica mais arcado pelo peso dos anos e também fica mais servil, porque aprende que precisa servir e ser útil, então ele cede a fronte e a parte de trás então, precisa ser mais longa que a parte da frente para que as duas fiquem iguais conforme ele caminha e faça as suas coisas..."

O homem saiu do alfaiate tendo encomendado a roupa, mas tendo compreendido perfeitamente a lição que o grande amigo lhe havia dado, recomendando aquele alfaiate.

Assim somos nós na vida.

Quando jovens ou inexperientes, temos a empáfia própria dos jovens porque a juventude é efetivamente, má conselheira.

Conforme a idade avança a experiência passa se nós nos dermos a oportunidade evidentemente, nós temos ali a condição de ficarmos isentos e conforme passa mais o tempo, compreendemos que precisamos aprender a servir e abaixamos a fronte e cedemos para todos aqueles que estão diante de nós, pois aprendemos um pouquinho sobre o que é a humildade diante dos outros e diante da Vida.

Que Jesus nos abençoe, meus irmãos.

Psicofonia recebida no Nept em 13/07/2011

Nenhum comentário: