Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Grão de Mostarda




"...O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando dele, semeou em seu campo; o qual é realmente das mais pequenas de todas as sementes, mas, crescendo, é das maiores plantas e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu e se aninham em seus ramos."

Mateus, 13:31 -32

Cada um de nós tem em sua intimidade espiritual a Centelha Divina, o Amor, que tem, como a pequena semente, o potencial para crescer frondosamente, apontando para o Alto e podendo acolher amorosamente outras criaturas da Natureza.

Apenas devemos refletir que se fossemos nós um agricultor que recebesse esta semente e dela não cuidássemos, se a abandonássemos, largando-a em solo mal cuidado, sem adubo e sem irrigação, de forma irresponsável, não estaríamos cumprindo com o compromisso de valorizar as atribuições a nós conferidas pela Divindade, por amor infinito.

Precisamos meditar a respeito do que fazemos com a sagrada centelha de amor que recebemos do Criador.

Se nós mesmos não aprovamos o lavrador descuidado, que abandona a semente à própria sorte, como justificar, diante da própria consciência, da Natureza e do Alto, por nosso descuido com esta semente que temos dentro de nós?

Somente, mesmo, por conta da falta de lucidez diante da Vida, por ingenuidade, por imaturidade, por incompreensão da realidade, estaremos sendo pródigos e ao mesmo tempo menos responsabilizados por atitudes de descuido com este Amor implantado em nosso ser.

Entretanto, aquele que já recebeu a Luz do esclarecimento, o conhecimento do Amor Eterno, através do Espiritismo, da mensagem do Cristo redivivo, ou mesmo através da real compreensão de Sua mensagem de Amor pela humanidade e pela Natureza, independentemente da expressão espírita, este estará sendo devidamente responsabilizado pelo que não tenha feito na manutenção desta semente implantada em seu íntimo.

Cada um de nós pode ser comparado a um terreno, que precisa ser apartado do mal, do erro, das ervas daninhas, do joio, para semear o trigo do Amor ao próximo, à Natureza e à Vida.

Para isso, é necessário o esforço, o trabalho, o estudo, a dedicação e a disciplina. Sem eles, nossa semente ficará à míngua, certamente. O preguiçoso irá colher também. Como o trabalhador colhe. Mas a cada um será dado o fruto correspondente. É da Lei Universal de Ação e Reação.

Para melhor se expressar, o Ser Humano precisa de esclarecimento. Para se esclarecer, precisa estudar e há três motivações essenciais para que ele estude, a saber:

A obrigação, quando já não há mais outras maneiras de ressurgir das sombras da ignorância e da dor;

A necessidade, quando, ainda lúcido, o Ser Humano perceba que o caminho para a liberdade é o conhecimento, mesmo que ainda não tenha se adequado ao Amor por ele;

O prazer, quando, lúcido e vívido, o Espírito desperto busca avidamente pela Luz, sem parar, desejando não só absorver, mas propagar de modo claro seu entendimento, através da vivência deste Amor que ele guarda em seu peito.

Neste último nível, já se dispõe a ser Emissário do Amor, Mensageiro do Cristo.

Vamos, todos, praticar o esforço real de cultivar a Semente do Amor que temos dentro de nós, para encontrar o Amor e a Paz de que tanto somos necessitados, para seguir adiante, junto ao Cristo-Jesus, em direção a Deus.

Militão Pacheco.

Nenhum comentário: