Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A cristalização




O espírita escuta com muita freqüência à respeito de um fenômeno excepcional chamado reforma intima, e ele se debate intimamente com as propostas que o Evangelho lhe traz, fazendo com que se sinta culpado por não conseguir alcançar o modelo devido que desejaria ser.

Entre o sentimento de culpa e o sentimento de incapacidade, o espírita perambula nas sombras da ignorância e não consegue alcançar a abençoada reforma intima.

Acontece que embora se pergunte inúmeras vezes, como mudar, o espírita efetivamente não toma a iniciativa de fazer a coisa mais simples que pode, porque a essência do Evangelho é absolutamente simples; é amor.

Então, o espírita fica oscilando entre a culpa e o desejo de ser melhor por pura e simplesmente não praticar o amor, mas quando eu falo de amor, eu não estou me referindo aos arrobos de paixão ou a dedicação mecânica que espera a recompensa, ou ainda, ao palavreado romântico ou cauteloso que tenha a aparência de amor.

Eu me refiro ao amor que o Cristo pregou e acima de tudo, ao amor praticado dentro das possibilidades de cada um, porque cada um tem algo para dar, por mais singelo que seja.

Entretanto, cristalizado na sua própria opinião, cristalizado nas suas atitudes equivocadas, cristalizado nos seus equívocos diuturnos, o espírita não modifica uma única virgula do seu vocabulário habitual, continua execrando o próximo, continua avaliando as circunstancias alheias, continua julgando como se fosse verdadeiro juiz e ainda tem a coragem de afirmar que está se transformando.

Mas não está.

Permanece cristalizado no seu orgulho, na sua vaidade, esquecendo que o egoísmo é o oposto do amor e que o orgulho é a grande chaga da humanidade que impede a livre caminhada pela eternidade.

Reforma intima exige esforço, não cai do céu.

Não adianta pedir, não adianta rogar.

Tem que ter atitude.

Que Deus nos abençoe.


Psicofonia recebida no Nept em 21/11/2012

Nenhum comentário: