Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Gratidão




- Fico sempre angustiada por causa das dificuldades que eu passo. É torturante não poder alcançar os objetivos que a gente tem, sabia?

- Mas, quais objetivos?

- Ter uma boa casa ou um bom apartamento, um bom carro, uma casa na praia ou no campo para descansar, um saldo adequado em aplicações para ter segurança na vida, poder se vestir com dignidade e com roupas de qualidade, ter bom calçados, poder cuidar da higiene, do corpo, poder frequentar uma academia, ir a restaurantes, curtir uns passeios maneiros... Enfim, poder ‘curtir’ a vida!

- E o que você tem, efetivamente?

- Ah, eu moro numa casinha razoável, tenho um carrinho mais ou menos, tenho meu trabalho, meus filhos, meu marido – minha família, portanto... Ah, a gente conseguiu guardar um pouquinho e demos entrada em um apartamento pequeno na praia, logo ali na Baixada... É, é tudo muito simples, mas a gente gostaria de ter algo ‘mais sólido’ para poder desfrutar, afinal a vida é tão breve, não é mesmo?

- É, isso eu concordo! A vida é breve, mesmo, não há dúvida!

- Então, o senhor acha que a gente vai ter oportunidade de ter uma vida melhor?

- Melhor do que você já tem?

- Como assim? Minha vida é muito simples... Eu gostaria de uma vida mais sólida...

- Antes de aspirar a uma vida ‘mais sólida’, seria bom que vocês aprendessem a agradecer à vida o que já têm.

- Ah, mas eu agradeço!

- Parece-me que você está insatisfeita...

- Bom, querer mais é estar insatisfeita? Quem não quer mais?

- Todos.

- Então... O que há de errado nisso?

- Aspirar melhoras materiais é importante, mas é mais importante aspirar por conquistas interiores, por melhoras íntimas, de teor emocional, mental, racional, ético e moral. É preciso aprender com muitas religiões que pregam a gratidão pelas pequenas coisas que temos na vida. Quantas vezes você já agradeceu por sua vida, pelo conforto que tem, pelo seu carro, pelo seu trabalho, pelo seu marido e pelos filhos que Deus lhe presenteou?

- Ah, eu não sou mal agradecida! Eu sou grata por tudo isso!

- Sim, mas, por favor, quantas vezes você já agradeceu ‘literalmente’ pelo que já conquistou? Em quantas oportunidades você fez uma prece e agradeceu a Deus por tudo o que já conquistou?

- Nenhuma. Assim, desse jeito, nenhuma.

- Você tem em mente um sentimento de gratidão por sua vida ou tem uma postura mais crítica em função do que gostaria de ter, como me relatou agora há pouco?

- Acho que sou mais crítica...

- Fica reclamando da vida com frequência?

- É, mais ou menos! Eu sou meio rabugenta, sim...

- Reclama do carro, do marido, dos filhos, do trabalho, das pessoas no trabalho, do trânsito que enfrenta, de não poder ter mais dinheiro para as ‘coisinhas’ que gostaria de fazer, enfim, fica em padrão de queixa durante o dia todo?

- É, fico, sim senhor...

- E pode considerar isso como uma forma de gratidão?

- Acho que não...

- Então, como aspirar a maiores conquistas se seu padrão de pensamento está preso a fiéis pesados que funcionam mais como uma âncora que lhe prendem ao mau humor e ao desânimo? Como querer deslanchar materialmente, se mentalmente você está comprometida com uma prisão de queixas e reclamações, se está afastada do seu próprio objetivo? Se não entende, ainda, que evolução não é sinônimo de conquistas materiais, mas de conquistas espirituais.

- Não, eu não quis dizer que teria de ter evolução espiritual. Eu só quero viver melhor! Não tenho direito?

- Claro que tem, mas precisa tentar entender que está colocando uma nuvem diante de seus olhos e que, com ela, não conseguirá caminhar sem tropeçar, sem cair. E essa nuvem é produzida pelos seus próprios pensamentos. Ao fixar seus anseios por melhores conquistas, cria para si mesma uma faixa de onda de insatisfação. Esta postura faz com que você veja tudo com uma carga de amargura, com algum grau de azedume e você se irrita com facilidade.

- É, eu ando muito irritada, mesmo!

- Então, essa irritação é oriunda de seus pensamentos, de sua insatisfação.

- Mas eu não sou insatisfeita...

- Se não fosse, não estaria irritada com tanta facilidade. Teria mais alegria em seu cotidiano, faria da vida um motivo para alegria e não senti-la como se fosse um fardo pesado.

- É, tenho de reconhecer... Estou pensando assim, como o senhor disse... Tudo parece estar meio cinza, difícil.

- Mas você é tão jovem! Tem tanto para construir, ainda, ao lado de seu marido e de seus filhos! Seja grata à Vida, por tudo o que já tem! Faça sua vida ser mais suave! Agradeça sempre todas suas conquistas. Não é preciso ‘ficar agradecendo’ o tempo todo. A simples postura diante de tudo mostra que somos gratos! Deixar de se queixar, ter uma postura mais proativa diante dos obstáculos, enfrentá-los com bom humor, não se queixar, não esbravejar, não praguejar, não reclamar, afastar a irritabilidade, o mau humor, o azedume... Tudo isso já é uma postura de gratidão! Você verá que sua jornada será mais suave, que enfrentará as dificuldades de modo mais rápido e encontrará solução para muitas delas.

- Ah, como eu gostaria que fosse assim!

- Depende de você! Faça como estou lhe sugerindo. Garanto que você não irá se arrepender.

- Então eu vou começar e é agora mesmo! Tomara que seja como o senhor fala!

- Você verá! É assim mesmo! Faça sua parte. Siga em paz.


Psicografia recebida no NEPT em 14 de novembro de 2012

Militão Pacheco

Nenhum comentário: