Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Crueldades





- Bem que eles poderiam ter ajudado um pouco, não é? Fiquei decepcionada...

- Não foi falta de tentativa. Quantas vezes eles ligaram para sua filha e ela nem mesmo atendeu ao telefone? Várias vezes! Até um deles foi à sua casa, tentando falar com ela enquanto você trabalhava...

- Ah, isso eu não acredito! Duvido que tenham se dado a esse trabalho! Duvido!

- Mas eu ouvi eles conversando! Foram, sim! Para que iriam mentir, conversando entre si? Se estivessem se justificando, até dá para entender o que você está dizendo, mas a conversa nem mesmo chegou até nós!

- Mas eu pedi tanto que ajudassem! Ela não podia ter chegado a esse estado! Meu coração está partido! Como minha filha pode ter caído tanto? Meu Deus! Que tragédia! Em uma UTI por causa de drogas! É o fim!

- Mas, me diga uma coisa: esse problema dela já é antigo... Por que você responsabiliza eles se eles só souberam desse seu problema há poucos meses? Que culpa eles têm?

- Ora, minha amiga! Eles não se dizem ‘espíritas’? Então! Quem mexe com essas coisas do outro mundo afirma que pode ajudar todos! E eu vi o filho de uma vizinha que nunca mais chegou perto de drogas depois que ela começou a frequentar aquele lugar! Se eles a ajudaram, por que não me ajudar?

- Não sei... Acho que cada caso é diferente do outro! Sua filha tem um problema mais profundo, como vou saber! De qualquer modo eu, vendo de fora, não poderia dizer que eles não tentaram ajudar! Tentaram até fazer o tal do ‘Evangelho no Lar’ em sua casa e você não deixou!

- Lógico! Como vou deixar pessoas estranhas ficarem rezando em minha casa? Ainda mais em minha ausência! Só com a menina para eles ficarem conversando com eles! Sei lá o que vão falar! De repente enfiam umas bobagens na cabeça dela e ainda piora a situação!

- Mas, se você foi lá pedir ajuda, qual a razão para essa desconfiança?

- Eu desconfio de todo esse pessoal que fica batendo no peito e se dizendo religiosos! Prá mim não passa de um bando de fanáticos!

- Mas é incoerente o que você está dizendo! Então por que foi lá!

- Acho que era desespero...

- Então por que os acusa de não terem dado assistência para sua filha se, na verdade, você nem mesmo acredita nisso tudo? Por quê fazer essas afirmações desmedidas?

- Você fala isso porque não é sua filha que está na UTI por conta de uso de drogas! Não é sua filha que se perde em situações que fazem sua vida se transformar em um inferno!

- É verdade, eu não tenho esses problemas com meus filhos, você tem razão. Mas, eu não estou dizendo o que estou dizendo em função disso, não. Você está enganada! Estou dizendo isso porque você está completamente incoerente! E não é de agora, minha amiga! Já faz tempo. Você sempre responsabiliza os outros pelas suas infelicidades. Desde que a conheci. Sempre me calei, pois acreditava que, apesar disso, você estava se modificando e se transformando. Mas, agora vejo que eu estava errada. E estou, ainda! Você não muda e sempre transfere responsabilidades para os outros. Mas, não faz a sua parte. Sempre ausente do lar, sempre distante dos filhos e do marido... Não é à toa que as coisas estão como estão...

- Você está sendo injusta! Eu não sou ausente...

- É, sim... Sinto muito, mas é, sim! E não só você: seu marido também! Seus filhos cresceram criados por babás. Nem os avós puderam assistí-los! Você sempre disse que avós estragam os netos. Talvez fosse melhor que seus pais tivessem cuidado dos dois! Acredito que eles não teriam tantas dificuldades como têm agora... Mas, pode ser que eu esteja errada...

- Quanta crueldade! E eu pensava que você fosse minha amiga... Me deixa sozinha, por favor...

- Deixo, sim. Preciso respeitar seu momento. Mas, mesmo à distância, estarei sempre pronta para ajudá-la! É só falar: estarei ao seu lado!

- Não quero sua ajuda! Você me atira na cara coisas absurdas! Com requintes de crueldade!

- É, eu sempre direi a você o que penso! Posso estar errada, mas meu anseio é para que você acerte...

- Isso não é amiga! É ‘amiga da onça’, isso sim! Passar bem!



Psicografia recebida no NEPT em 23 de novembro de 2012.

Militão Pacheco

Nenhum comentário: