Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

domingo, 11 de novembro de 2012

José Herculano Pires




José Herculano Pires nasceu em 25 de setembro de 1915 na antiga província do Rio Novo, hoje Província de Avaré, Zona Sorocabana, e desencarnou a 09 de março de 1979 em S. Paulo. Revelou sua vocação literária desde que começou a escrever. Aos 9 anos fez o seu primeiro soneto, um decassílabo sobre o Largo São João, da cidade natal.

Aos 16 anos publicou seu primeiro livro, “Sonhos Azuis” (contos), e aos 18 o segundo livro, “Coração” (poemas livres e sonetos).
Foi um grande jornalista, crítico literário e crítico político dos Diários Associados. Representou os colegas como presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de S. Paulo.

Alegava sofrer de “grafomania”, escrevendo dia e noite. Não tinha vocação acadêmica e não seguia escolas literárias. Seu único objetivo era comunicar o que achava necessário, da melhor maneira possível.

Foi um dos fundadores da Faculdade de Filosofia de Araraquara, na qual lecionou como Mestre em Filosofia (USP).

Marido amoroso e pai muito amado de 4 filhos e da grande família espiritual.
Homem corajoso, enfrentava as grandes instituições espíritas na defesa do Espiritismo em sua pureza, lutando contra enxertos indevidos e mutilações doutrinárias.
Teosofista, não concordou com os cascões astrais de Helena Blavatski e iniciou a procura para as suas dúvidas; encontrou as respostas em O Livro dos Espíritos e passou a estudar e divulgar a Doutrina Espírita.

Através de seu exemplo de amor ao próximo, coerência na fala e exemplificação, atraiu grande número de indivíduos para a Doutrina.

Deixou 84 obras literárias, entre ensaios, filosofia, histórias, psicologia, parapsico-logia e Espiritismo.

Contribuiu para a compreensão do fenômeno mediúnico, sobretudo através do seu livro “Mediunidade, Vida e Comunicação”; para a compreensão do respeito à mulher em seus livros “Madalena” e “Adão e Eva”. Mostrou a atualidade e insuperabilidade da Doutrina Espírita, principalmente nos livros “Parapsicologia Hoje e Amanhã”, “Ciência Espírita” e “Curso Dinâmico de Espiritismo, o Grande Desconhecido”. Apresentou Deus, com propriedade, em seu “Concepção Existencial de Deus”.

Indispensável a leitura de “O Espírito e o Tempo”, pela dilatação cultural que propicia e que foi escolhido como um dos livros do século XX. “Introdução à Filosofia” explica muito bem como conhecemos e como percebemos o mundo onde nos expressamos, a formação do ego e outros assuntos atuais.

A dedicação e gentileza com a esposa - que despertava aos domingos com uma braçada de flores; as poesias amorosas escritas em todos os aniversários de Virgínia; a comemoração simples em todos os aniversários de casamento, quando agradecia a Deus a sua felicidade pela esposa e filhos, evidenciam uma alma forte e sensível.

Herculano lembra, no livro “Revisão do Cristianismo”, que “não somos filhos do pecado e da dor, mas filhos de Deus, criaturas divinas.”

Exemplificou a dignidade que a compreensão dessa idéia provoca, na transformação de um indivíduo frágil, tolo, em um forte, sereno, livre das paixões inferiores e da escravidão à matéria.

Nenhum comentário: