Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Crianças e Desinteresses


Vontade de nada fazer ou preguiça, mesmo? Como entender uma criança que não é interessada em aprender absolutamente nada e que ainda faz pouco dos educadores que dela cobram para que reaja?

Será um erro encará-la como preguiçosa?

Há estudiosos que ficam indignados se você disser que uma criança ou um jovem é preguiçoso, acredite!

E pode ter alguma razão a respeito do quadro, afinal, por detrás do desinteresse pode existir alguma patologia orgânica ou espiritual!

Não são nem um pouco infrequentes casos de obsessão nos quais o jovem simplesmente não consegue dar valor para as responsabilidades necessárias para sua própria vida, algo que certamente refletirá para toda sua vida, já que não estará preparado adequadamente para defender a si mesmo.

Ao mesmo tempo fica à mercê de envolvimentos que não se vê e que perturbam-no continuamente.

Podemos e devemos pensar, também, nos quadros orgânicos que compromentem a visão, a audição, seja em nível periférico, com lesões das regiões que captam as impressões do meio, mas também em níveis centrais, no sistema nervoso, que impedem a "tradução" das informações que chegam para compreensão que o jovem deveria ter, mas não tem.

Estes quadros promovem certo isolamento do Ser, desencorajando-o para ter uma postura mais dinâmica diante do necessário aprendizado e falseando uma situação de preguiça! Afinal, certamente não deve ser fácil tentar aprender e não conseguir como os demais!

Evidente que estes quadros orgânicos são todos "cármicos", isto é, reajustes para a vida do Espírito, em decorrência de problemas do passado.

Para estas situações temos, atualmente, recursos técnicos que auxiliam bastante na readaptação do Espírito, com auxílio da fonoaudiologia e da técnica ortóptica, para citar dois exemplos.

Mas, para as situações espirituais é fundamental que o jovem seja acompanhado desde cedo em uma Casa Espírita, através dos passes, da água fluidificada, da Educação Espírita Infantil e do Evangelho no Lar.

Nunca submeter o jovem a um tratamento de desobsessão, pois a mente infantil não estám preparada para os eventuais enfrentamentos com Entidades Espirituais em desequilíbrio.

Muitas vezes nem mesmo o adulto tem preparo para este tratamento!

Além disso, o auxílio profissional da área da psicologia e da psicopedagogia são fundamentais, sendo, muitas vezes, também, de fundamental importância a intervenção médica através de medicamentos que controlem impulsos, desânimos e agitações.

Ou seja, todos os recursos fornecidos pelo Criador são fundamentais para o auxílio no encaminhamento de um jovem com problemas de adaptação reencarnatória!

Se não fossem úteis, por exemplo, os medicamentos, certamente não os teríamos!

Da mesma maneira a psicoterapia e os demais recursos terapêuticos, além, é claro, do amparo espiritual!

A solidificação, por assim dizer, das bases de conhecimento dos pais ou educadores quanto aos problemas orgânicos e espirituais é, também, aspecto fundamental para que se tenha maiores chances de sucesso no amparo do jovem desinteressado; sem este fortalecimento dos adultos, a criança e o jovem ficarão ainda mais desorientados diante de suas próprias limitações.

São estas as bases para começar a compreender como lidar com o jovem desinteressado em seus primeiros passos na vida!

Mas, certamente, há muito mais o que pensar a respeito.



Mensagem recebida em 27 de agosto de 2013
Militão Pacheco

Nenhum comentário: