Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Lentamente


Temos alguns hábitos enraizados em nossas mentes que chegam a causar má impressão, quando "olhado de fora" de nós mesmos!

Alguns são insidiosos, quer dizer, crônicos, lentos, progressivos, mas presentes o tempo todo em nossa tela mental, de tal modo que ficam ali, à disposição de nossa vontade para que possamos evocá-los a qualquer momento.

Pode ser que algumas destas expressões mentais tenham até mesmo alguma utilidade, como, por exemplo, permitir que tenhamos uma camada mental de proteção.

Nesse caso encontramos a ansiedade, que é uma espécie de medo de ter insucesso.

Mas, das formas mais insidiosas e perniciosas que temos, talvez a mais corrosiva seja a mágoa, mesmo!

É ela que fica ali, no cantinho do pensamento, guardada e esperando para ser evocada de um momento para outro, em qualquer oportunidade, às vezes sem qualquer razão!

É uma espécie de sombra que aguarda para ser mostrada para nossa mente.

Uma infelicidade presente de forma contínua em nosso universo interior, que vai, aos pouquinhos, bem devagar, envenenando a mente e esta vai derramando o transbordar do veneno para o organismo físico, progressivamente, corroendo as estruturas, enrijecendo as articulações, maltratando o fígado, sobrecarregando a vesícula biliar, desequilibrando o aparelho cardio-circulatório e assim por diante...

Evidente que o antídoto para a mágoa é o perdão, mas, antes de tudo é preciso reconhecer que ela existe!

Muitos de nós a carregamos conosco sem que nos demos conta do fato e ferimos a nós mesmos, sem reconhecer a causa!

A análise da consciência, no que diga respeito aos sentimentos para com outrem, é diariamente necessária, para que fique claro para nós mesmos que não carregamos no coração as prováveis decepções com quem quer que seja e não cultivemos o corrosivo veneno da mágoa.

Observe-se cuidadosamente, atentamente e, se tiver alguma mágoa de alguém, perdoe sinceramente, para não carregar consigo um intruso indesejável que pode lhe adoecer a alma e o corpo!

Lute insistentemente para estar sempre livre de tais obstáculos, pois eles realmente não são necessários para ninguém!



Mensagem recebida no NEPT em 20 de agosto de 2013
Albino Teixeira

Nenhum comentário: