Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Aprender


Ao ensinar alguma coisa aquele que ensina carrega consigo uma enorme responsabilidade para com aqueles que com ele aprendem.

Se ensina o Bem a alguém que não o conhece, acaba servindo de espelho ou de exemplo para este alguém, de tal modo que suas atitudes sejam avaliadas com maior frequência e sua exposição passa a ser maior diante dos olhos alheios, ainda que não tenha consciência disso.

O professor passa, então, a ser aluno de si mesmo, pois terá de ter a máxima atenção para com suas atitudes diante da Vida, já que deverá seguir à risca seus próprios ensiamentos, caso contrário não faz sentido algum falar sobre aquilo que não pratica, algo que denotaria completa falta de bom senso para com a própria consciência e para com seus ouvintes durante suas preleções.

Seria como falar sobre algo em que não se acredita: uma contradição.

Pode-se dizer, então, que mais se é obrigado a aprender quando se ensina.

Isto, evidentemente, quando se fala de ensinar o Bem, a Moral, a Ética, a Religião, ou mesmo Doutrinas que defendam pontos de vistas ideológicos de modo geral.

Claro que isto não se aplicaria a um professor que ensine matérias básicas, em questões de ética.

Mas, de qualquer modo, o mesmo professor precisa conhecer sobre o tema de que fala.

E precisa reconhecer sua ignorância diante de questionamentos sobre os quais não tenha conhecimento.

Mais um aprendizado: humildade diante de seu aluno e diante de si mesmo, não inventando sobre o que não saiba!

Falando de Espiritismo propriamente dito, o palestrante deve, também, reconhecer seus limites e não expor sobre aquilo que não saiba.

Deve pautar suas palestras em livros que tragam o necessário e correto ensinamento doutrinário, sem fugir das diretrizes por ele expostas.

Precisa manter firme a linha demarcatória da Doutrina codificada pelo Mestre de Lion, dirigida por Jesus em seus ensinamentos fundamentais.

Não deve expor opiniões próprias, a não ser que deixe claro que se trata de uma opinião pessoal, mas lembrando sempre que aquilo que fala serve de exemplo para seus ouvintes, sendo, portanto, de enorme responsabilidade colocar-se desta maneira, já que estará instituindo uma regra por sua conta e pelo seu próprio risco.

E, mais uma vez, é preciso lembrar que, em se tratando de Doutrina Espírita, muito se aprende, quando se ensina!



Mensagem recebida no NEPT em 22 de fevereiro de 2014
Albino Teixeira

Nenhum comentário: