Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Indignação


Costumamos ser intolerantes com o erro, intolerantes com o mal, principalmente se este erro ou este mal podem nos atingir, mas se não há perspectivas de que estes problemas nos alcancem, somos intolerantes, mas mantemos alguma distância sobre o assunto.

Há sempre algum receio dentro de nós de que tais problemas possam nos atingir, com certeza, e por isso guardamos conosco a repulsa para com atos violentos, circunstâncias que redundem em perdas de quaisquer espécies, ainda que, de algum modo estejamos distantes da realidade por nós alcançada através de uma forma de infirmação.

Assim, quando temos notícia sobre alguma expressão de violência, sentimos repugnância, execramos o ator do gesto violento.

Natural, pois guardamos conosco vasta experiência atávica sobre o assunto, em decorrência das muitas reencarnações nas quais temos convivido com ela, a violência, em detrimento de nossa vontade.

Mas, e a "nossa" violência interna, como anda?

Será que temos tido intolerância para com ela também?

Ficamos indignados com a própria atitude mental de intimamente praguejar contra alguém que tenha qualquer postura com a qual não concordamos?

As "grandes violências" nascem a partir das "pequenas violências" e, se guardamos conosco o potencial de represar tais emoções progressivamente, armazenamos em nós mesmos o infeliz potencial para disparar de modo ostensivo a agressividade que na verdade é totalmente desnecessária para a Vida.

Aliás, a própria intolerância para com a violência alheia já é, de alguma forma, uma violência e se pararmos para refletir um instante veremos que precisamos substituir a postura de intolerância pela atitude de compaixão pelos seres violentos, pois se assim não fizermos, em algum grau estaremos sendo tão violentos quanto (perdão pela redundância, mas ela é necessária na construção da ideia).

Quer ver um Mundo menos violento?

De verdade?

Então comece a construir a compaixão dentro de você mesmo, para que você deixe de fazer parte deste quadro de violência que desde o início da existência da humanidade na Terra tem convivido conosco.



Mensagem recebida no NEPT em 24 de fevereiro de 2014
Albino Teixeira

Nenhum comentário: