Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sábado, 10 de setembro de 2011

Assunto Delicado





A abordagem sobre sexualidade transcende a atualidade, embora pareça ser apenas assunto em voga de poucos anos para cá.

A humanidade sempre apresentou discussões e postura muitas vezes agressivas sobre as questões de opções sexuais, gerando carmas e dificuldades que poderiam ser evitadas caso o livre arbítrio de cada um fosse efetivamente respeitado, o que desde sempre não acontece, a não ser para espíritos muito bem orientados ou que tenham adquirido consciência de suas possibilidades e responsabilidades naturais para com a vida e com a vida das outras pessoas.

Cada um de nós tem dentro de si sua expressão de necessidades fundamentais que precisa ser externada para satisfazer nossas aspirações quanto ao presente e quanto ao futuro e, desta maneira, não há qualquer indício de que seja o caminho direcionado por outrem, ainda que nos pareça ser certo determinado caminho, como pregam os idealistas do purismo secular que vem carregando as mentes de idéias preconcebidas e deformando o relacionamento humano por muitas gerações seguidas.

Não há como invadir a mente de quem quer que seja sem que se colham frutos amargos por desrespeitar sua liberdade de expressão íntima. Não há como julgar quem quer que seja sem que se exponha a ser julgado da mesma forma. Não há como passar impune diante da Vida quando se atue como impositor de ideais ou de princípios.

Antes de corrigir o suposto erro alheio é necessário corrijamos os nossos próprios equívocos, que são muitos ainda. Quiçá um dia possamos efetivamente ter postura cristã e não cogitarmos de atuar como censores do alheio para agirmos como amparadores das dores dos outros, quando estes realmente estejam com elas, as dores.

Cada mente é um universo particular que tem um direcionamento peculiar e único, assim como cada átomo tem suas particularidades, embora guarde semelhanças com átomos similares.

Cada indivíduo escolhe seu caminho por conta de sua vontade própria. E Deus deu a cada um de nós o livre-arbítrio para seguirmos nossa própria jornada.

Não é lícito para ninguém tolher a liberdade alheia, em nenhum campo da vida humana.

Quanto à escolha de caminho da vida em termos de sexualidade, ninguém é igual a ninguém. Cada um de nós tem sua expressão particular, que inclusive varia durante a própria experiência, não sendo, por tanto uma constante. Há oscilações naturais e comuns a todos os seres humanos.

Certo ou errado só cabe à própria consciência de cada criatura analisar e compreender, no correr das experiências que venha a vivenciar.

O que sempre temos ecoando em nossa mente, já há mais de vinte séculos, é a recomendação de Jesus: “faça ao próximo somente aquilo que você desejaria que fosse feito para você”. Agindo assim, certamente iremos agir corretamente e não iremos gerar mais dificuldades para nós mesmos.


Militão Pacheco

Nenhum comentário: