Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Solidão





Em épocas tão modernas, com a tecnologia atuante na vida de todos, com a facilidade de intercâmbio através dos mais variados meios de comunicação, vemos muitas pessoas isoladas em ilhas criadas por elas mesmas, enquanto se artificializam em aparência diante de outras pessoas, tentando ser quem na verdade não são.

Essas pessoas, solitárias, se aventuram a gerar avatares que projetam uma imagem surreal, como ícone de um mito idealizado em seu íntimo, por conta de suas aspirações ou frustrações.

Coloca-se, então, no mundo virtual, como alguém que não é e derrama para os outros sua imagem inexistente, enquanto não sai de seu próprio mundo, isolando-se, por qualquer razão que seja, como a timidez, a vergonha, o medo ou a insegurança de vencer o próprio orgulho.

São os solitários cibernéticos que envergam a capa do isolamento voluntário em detrimento das necessidades reais que tem o ser humano de viver efetivamente em sociedade.

Tal comportamento é ineficiente diante da Vida e transforma criaturas sensíveis em pessoas impermeáveis que impedem a aproximação real de outras pessoas em função de seus medos incoerentes, nascidos na infância ou mesmo em outras experiências, em outras vidas.

Como tudo na experiência humana tem dois lados de aproveitamento, a tecnologia, que deveria facilitar as comunicações – e o faz – também pode isolá-las, graças aos equívocos cometidos, pode isolar as pessoas que vivem uma vida virtual excessiva, viciante e improdutiva.

A tecnologia e as comunicações devem ser úteis para o congraçamento de almas em virtude de sua facilitação na aproximação das criaturas humanas.

Seria bom que todos pudessem recolhe-lha como ferramenta de serviço para progredir e prosperar.

Não é adequado que ela seja utilizada para o isolamento e para a viciação do ser humano, pois, do modo como está sendo disposta por muitos, tem causado vício e solidão.

Atentemos para a utilidade do que pode nos servir e iniciemos uma nova postura prática que nos auxilie na evolução em cada detalhe que tenhamos ao nosso dispor na vida.


Albino Teixeira

Nenhum comentário: