Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Mal entendido




- O senhor acha que eu devo me associar a ele? E, se eu me associar, o empreendimento vai dar certo?

- Meu irmão, não há como responder tais perguntas para você assim, de modo tão direto. É preciso levar em conta um fator importantíssimo: o livre arbítrio.

- Como assim? Não entendi.

- É que cada pessoa tem seu próprio livre-arbítrio...

- Sim, mas e daí?

- Calma, meu irmão, por favor. Como cada pessoa tem a liberdade de agir de acordo com seus próprios pensamentos, assim, mesmo que tenhamos a confiança maior possível nela, ela pode, por sua escolha, vir a falhar no relacionamento comercial conosco, motivada por qualquer razão desconhecida para nós outros.

- O senhor quer dizer que não posso confiar nele? Mas ele é meu amigo, meu irmão!

- Você entendeu mal, meu irmão. Só disse que todos nós podemos falhar. Todos nós, inclusive eu e você. Somos humanos e falíveis, portanto, por alguma razão poderemos fazer uma escolha e, por conta dela, perder a confiança de um grande amigo. Desta maneira, não há como afirmar de modo tão direto que sua provável associação com um amigo não tenha chance de dar errado em algum momento, por conta de que vocês dois podem vir a escolher um caminho diferente. Sabe, uma sociedade normalmente é feita por pessoas que têm um objetivo comum, mas esse objetivo, por inúmeras razões, pode ser mudado na trajetória da sociedade e, assim, cada um pode resolver seguir seu próprio caminho. Não se vê com frequência duplas ou conjuntos que se desfazem por conta de divergências de opiniões no trabalho?

- Devo entender, então, que não devo fazer a sociedade com meu amigo, porque nós dois corremos o risco de mudar de idéia no meio do caminho?

- Não, meu irmão, precisa entender que, em matéria de sociedade, não há certezas e que você pode, sim, escolher criar tal empreendimento, mas consciente dos riscos que existem, pois é assim que a vida se elabora em nosso nivel de compreensão sobre ela.

- Bom, então, devo ou não montar o negócio?

- É você que deve decidir, meu irmão.

- Mas eu vim até aqui para saber o que fazer e o senhor não está me ajudando em nada! Pelo contrário! Estou ainda mais confuso... Que coisa desagradável!

- Perdão, meu irmão, por não poder lhe ajudar nesse momento. Mas o que posso fazer é dar-lhe sugestões sobre a vida. Não posso lhe dar uma instrução direta de como proceder, particularmente em questões de foro material, de trabalho, principalmente por que é uma situação que lhe ocorreu, que você e seu amigo elaboraram e vocês dois precisam tomar a decisão, como seres humanos adultos em fase de crescimento e evolução espiritual.

- Essa é boa! Eu pensava que o Espiritismo estava aqui para ajudar a gente a tomar decisões importantes para nossa vida e o senhor ainda me dá um sermão de como ela é, como seu eu não soubesse! Lamentável! O senhor fica me devendo essa! Passar bem!

- Fiquemos com Jesus no coração.

Psicografia recebida no NEPT em 10 de outubro de 2012

Militão Pacheco

Nenhum comentário: