Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sábado, 20 de outubro de 2012

Insatisfações




- Posso, de alguma forma, ajudar?

- Talvez me ouvindo um pouco, pois estou tão desanimado... Acho que tenho depressão.

- Mas, aconteceu algo que tenha lhe causado este estado de espírito, meu irmão?

- Não que eu saiba. Na verdade, tenho tudo para ser feliz, mas infelizmente não consigo alcançar esse estado da alma: a felicidade! Parece que tudo concorre para que eu não consiga. Tenho a impressão que me vigiam o tempo todo, às vezes ouço vozes que me deixam ainda mais desanimado. É um terror o tempo todo! Ainda assim, eu trabalho, trabalho muito, pois, se eu parar, tenho a impressão que seria ainda pior. Parece que o trabalho me protege...

- E você tem razão. O trabalho, ainda que executado de modo mecânico, tem um valor terapêutico e pode, de algum modo, nos proteger de agravamentos mais profundos. Ele ajuda muito não só a proteger, mas também a recuperar em inúmeros casos. Ele ensina, aos poucos, a superar obstáculos, a enfrentá-los! É muito útil e necessário a todos!

- Mas, sinceramente, eu não entendo a razão para esse meu problema, porque não consigo reagir verdadeiramente e sair desse estado. Fico pensando se não seria um 'castigo' de Deus por causa de algum crime que eu tenha cometido em alguma vida passada, pois, nesta vida eu não faço mal a ninguém! Sou um cidadão pacato, padrão e cumpridor de meus deveres. Faço tudo com honestidade, trato minha família com todo respeito, amo minha mulher e amo meus filhos, não deixo faltar nada em casa, nem mesmo carinho e atenção! Faço tudo que posso de melhor... Não consigo entender e acho esse meu estado muito injusto!

- Meu irmão, Deus não nos castiga! Na verdade, encontramos em nossa jornada, enquanto Espíritos imortais, todas as pedras que lançamos diante dos passos dos irmãos que nos acompanham, justamente e em função da lei de ação e reação, como podemos compreender ao estudar a obra 'O céu e o Inferno', codificado por Allan Kardec, particularmente no capítulo que aborda 'O código penal das vidas futuras'. A lei de ação e reação rege o Universo e é preciso compreender que, se você passa por dificuldades não é por castigo de Deus ou por acaso, mas por estar recebendo de volta os obstáculos que criou ou ajudou a criar no caminho de outrem em algum momento de sua existência, não necessariamente como encarnado, mas com certeza como Espírito imortal que é e que somos... Colhe hoje o fruto que floresce daquela semente que plantou no solo de suas experiências na matéria ou mesmo na vida espiritual.

- Então, pensando assim, eu sou o causador do meu próprio sofrimento? Sempre?

- De certa forma, sim! Quando algo desagradável acontece conosco, por mais injusto que possa parecer, o que está acontecendo é o cumprimento da lei de ação e reação, não havendo realmente injustiça! Nós ainda não conseguimos compreender a grandeza e a profundidade da Vida do Espírito e tampouco como se encadeiam as circunstâncias que nos envolvem na vida durante toda ela ou em determinado período dela. Isso sim, leva em conta a continuidade das vidas, das reencarnações no que se pode chamar de 'vida do Espírito' ou existência espiritual. Não há como constatar a contabilidade das existências, por não termos acesso a ela, que está registrada em nossa consciência espiritual, mas ainda não temos com acessá-la, devido sua imensa profundidade.

- Mas essa vida, para mim, muitas vezes é um verdadeiro fardo! E bem pesado! Tenho desejo de sumir! Acredito, muitas vezes, que não pertenço a este lugar! A este Planeta! Olho para as estrelas e fico imensamente desejoso de retornar ao lar ao qual pertenço, ao lar que realmente me pertence! Sei que ele está em algum lugar no firmamento...

- Pois então, resista firmemente a essas impressões! Resista com vontade! Se você realmente não é daqui, como sente, certamente o tempo dará conta de conduzi-lo ao seu lar real! Mas para isso é necessário que você possa 'comprar a passagem' utilizando a moeda que lhe permita o retorno: o merecimento! É preciso conquistar o mérito para o retorno ao lar, pois você não está aqui entre nós por acaso! De modo algum! E não adianta debater-se a esmo! É preciso ter em mente que não há como 'dar saltos' na Natureza.Trabalhe em seu próprio adiantamento, eu seu aprimoramento! Procure assistir às suas necessidades enquanto indivíduo, permitindo-se a serenidade necessária para que sua jornada, que como você mesmo diz, tem tudo para ser feliz, seja o mais próximo disso. Valorize sua família, valorize sua vida, desenvolva resignação! Ninguém alcança seus sonhos sem esforço, sem vontade e tampouco sem determinação! A transição para a Vida Elevada do Espírito só é alcançada com muito esforço. Todos os que nos antecedem na Vida Maior, aqueles que já alcançaram a Luz da Verdade, passaram por estágios semelhantes aos nossos, pelas imperfeições que temos conosco!

- Mas, isso me parece impossível!

- Não é! É difícil, complexo, mas não impossível! Posso acrescentar que, além disso, para seguir jornada, é necessário que exista uma estrada. Para construir essa estrada, é necessário que se tenha matéria prima. Em nosso caso, essa matéria prima é justamente o que acabei de lhe dizer: resignação, vontade e determinação; é impossível pavimentar a estrada de nossa vida com desânimo ou com insatisfação, pois ambos são fatores destrutivos em quaisquer circunstâncias...

- Então, para que eu saia 'dessa' é preciso me esforçar!

- Sempre! Como todos nós!

- Não sei se conseguirei, mas, depois dessa conversa, me deu vontade de tentar!

- Ótima ideia! Estamos ao seu lado!


Psicografia recebida no NEPT em 19 de outubro de 2012

Militão Pacheco

Nenhum comentário: