Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Obsessões que se aprofundam




A invigilância é a causa mais comum da instalação de uma obsessão. Em função dela os pensamentos insidiosos vão se acumulando progressivamente na mente daquele que permite tais movimentações.

Essa qualidade de pensamentos toma conta dos normais e passam a ser habituais, de tal forma que são julgados pelo próprio indivíduo como se fossem normais.

Então aquilo que não deveria ser visto com normalidade passa a ser assim e isso literalmente desestrutura a postura das pessoas. Achar as coisas e as pessoas ruins, incomodar-se com tudo à volta, irritar-se por qualquer razão, julgar-se perseguido, ver problemas onde não existem, reclamar do clima, do trabalho, de acordar para trabalhar, de acordar para estudar, do sabor dos alimentos, das roupas que se tem, de não se poder ter algo melhor, mais caro, da casa onde se reside, dos parentes mais próximos, enfim, tudo na vida passa a ser um tormento.

Até mesmo a liberdade que se tem passa a ser um problema, em função de não se dar valor a ela.

Tudo fica tão complexo que até o que é bom passa a ser desagradável.

A fuga para fontes duvidosas de prazer, como o tabagismo e o acoolismo, além das drogas ilícitas, é, na verdade, um grau de aprofundamento dos processos obsessivos.

Ninguém terá saciedade de prazeres tão fugidios. Quanto mais se procura a satisfação em posturas viciosas, mais se fica dependete de um prazer fugaz e inóspito.

Não há vício que resolva o problema de alguém. Não há prazer que não seja de uma rapidez imensa e que possa perdurar para levar ao equilíbrio. Ao contrário: quanto mais prazer, mais vício, mais desequilíbrio, mais perda e mais obsessão.

Pode parecer trágico, mas é mesmo!

A humanidade tem se equivocado secularmente com os vícios acreditando que sejam fonte de alegria, mas eles não são. São fonte de perturbações cada vez mais profundas.

E quando se fala de vícios, se fala de paixões. Paixões no sentido efetivo da palavra. Aquelas que conduzem ao vazio da alma e não preenchem o íntimo de ninguém.

Felizmente somente Jesus pode preencher o vazio da alma de cada um de nós. Somente o caminho traçado por ele pode efetivamente dar solidez e coerência para nossa existência.

As obsessões se aprofundam por conta de procurarmos o caminho equivocado. Em função de não compreendermos, ainda, que temos possibilidade de mudar a própria história, mudando nosso comportamento, com o afastamento do cultivo de pensamentos difíceis.

Quanto melhores os pensamentos, melhor nossa vida.

Essa é a lei de ação e reação.

Melhores ações, melhores reações.

Tudo muito simples, sem necessidade de buscar integração com nada mágico, nada místico. Apenas com Jesus.

Ele é o Caminho para a Verdade e para a Vida.

Reflita sobre o que tem pensado e mude sempre para melhor o que tem cultivado dentro de si mesmo para que sua existência seja cada vez melhor.



Psicografia recebida no NEPT em 31 de outubro de 2012.

Zezinho

Nenhum comentário: