Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Pequenas Missões




As frustrações têm sido muito comuns no Planeta Terra, não só na época atual, mas, na verdade, desde que a humanidade alcançou algum grau de elevação do nível de consciência relativa à própria existência, de si mesma, de sua relação com as pessoas, com as experiências que o convívio em sociedade permite e exige de todos.

Elas são, inclusive, as causas mais importantes para a inveja, para o ciúme, para a insatisfação e para a revolta silenciosa que muitos cultivam dentro de si, o que leva ao cometimento de crimes dos mais variados graus, acarretando compromissos entre as pessoas progressivamente mais complexos com o passar das eras e reencarnações.

Esquecemos, não só quando estamos encarnados, mas também e infelizmente, quando desprovidos do corpo físico, que na maioria das oportunidades, temos como missão algo que nos parece pequeno, insignificante, desprovido de qualquer importância, mas que em verdade é o que é o mais importante para nós mesmos naquela etapa de evolução pela qual estamos fluindo. Nada deveria ser mais importante do que aquele núcleo familiar inconsistente que nos acolhe em determinada Vida; nada deveria ter mais valor do que a esposa refratária que não permite ressonância com as aspirações de um marido ingênuo ou um filho que teima em não ouvir as sugestões de um pai endurecido nas cobranças e esquecido da importância de doar atenção e carinho.

A moça que simplesmente não entende a razão pela qual não "consegue casar", o rapaz que "não encontra a parceira ideal, embora se debata em inúmeras tentativas" e o homem maduro que "não encontra satisfação em nada que faça, embora tenha algum sucesso profissional", estão todos na mesma expressão de executar uma tarefa que lhes parece sem importância, mas que, na verdade é de fundamental importância para suas existências, por conta de suas provas e expiações, que, certamente não recorda, embora tenha inato em suas provisões mentais.

Ninguém está na Terra por nada. Cada existência tem uma necessária função, embora nem sempre se possa avaliar. Depende de cada um absorver a importância de sua missão em cada reencarnação e mesmo entre elas, pelo poder de observação que a própria capacidade de entendimento permite, mesmo que a Vida não tenha sido ou não esteja sendo de fácil enfrentamento, pois, todos já passamos, estamos passando ou passaremos por momentos complexos, já que construímos incessantemente o momento seguinte, por conta das atitudes atuais.

Se porventura há dentro de você algum tipo de emoção ou de sentimento que lhe faça infeliz graças ao que você interpreta como sendo uma injustiça da Vida para consigo, reavalie sua posição diante das suas experiências. Observe que qualquer pequeno obstáculo pode ser um grande recurso para sua redenção, não por castigo, mas por necessidade, pois este entrave amargo é, na realidade, um trecho do caminho pelo qual você mesmo "solicitou" passar por conta de suas atitudes em passado atual ou remoto.

Embora pareça, não existe injustiça na Natureza. Nada é permeado em todo o Universo que escape da Consciência Divina, do Pensamento de Deus, pois Seu Amor Infinito nos dá o que precisamos ter, indubitavelmente e sempre no momento para o qual nos encontramos adequadamente preparados.

Por isso que se diz popularmente que "cada um carrega a cruz que pode carregar". Não como "castigo de Deus", não como "teste para ver se superamos mais um obstáculo", mas simplesmente por conta de que encontramos pela trajetória com tudo o que deixamos pendente no passado, pois não há como fugir da própria consciência e tampouco dos desafetos que cultivamos.

Assim como não há como esquecer os amigos que construímos ou como eles nos esquecerem. Sempre seremos lembrados por alguém a quem possamos ter beneficiado ocasionalmente, ainda que nossa atitude não tenha sido espontânea ou mesmo praticada de boa-vontade. Recordamos o auxílio-prece recebido por André Luiz e relatado por ele mesmo na obra "Nosso Lar", em função de poucos atendimentos efetuados por ele, enquanto médico, mesmo de má-vontade, para exemplificar a importância de nossas atitudes diante do próximo e como isso enriquece nosso "currículo" diante da Vida Maior.

É isso o que nos liberta, efetivamente: o gesto de amor, de afeto, de doação, de respeito, de carinho que possamos ter diante de quem quer que seja, por menor nos pareça a importância de nossa Vida diante dos outros.

Reformular nossas posturas diante das frágeis expectativas que temos diante do espelho, para engrandecer os pensamentos, as palavras e os gestos diante do que podemos considerar problemas é de fundamental importância para que tenhamos uma evolução gradativa para o bem efetivo de nós mesmos. Ainda mais se estes problemas sejam pessoas que convivam conosco.

Mas não é só isso: a eventual ausência de alguém, a frustração por não se unir a outra pessoa para constituir uma família, e dificuldade de ser ter um filho ou uma gravidez que chegue a termo, o fato de ter de se cuidar de alguém de modo que se limite a própria vida são dificuldades que levam muitas pessoas a imaginar que isso é um castigo que verdadeiramente não é.

São provas, são expiações que permitem, quando enfrentadas com resignação e determinação, liberdade para o Espírito. Liberdade por agir com espírito de Amor, sem perder tempo com pensamentos improdutivos de insatisfação, revolta ou inconformismo.

São, ao mesmo tempo, pequenas missões que engrandecem o Ser diante da Vida, desde que, novamente, enfrentadas com a devida racionalização. E racionalizar é compreender estas questões de causa e efeito, é perceber a necessidade de não se debater diante do que não temos absolutamente qualquer controle e ter dentro de si a compreensão de que Deus tudo vê e provê, em acordo com nossas necessidades e possibilidades, isto é, racionalizar é TER FÉ!

No Espiritismo encontramos as consolações para nossas dificuldades, mas, acima disso, encontramos a lógica que nos permite asserenar o coração para cumprir com nossas tarefas, com nossas missões, dignamente, com pensamentos altivos e construtivos.

Sigamos em frente.

Militão Pacheco

Um comentário:

Jacqueline disse...

Deus é bom e justo. É perfeito, porque tudo no Universo é perfeito, até nós somos uma máquina perfeita, porque somos seus filhos...ainda não nos apercebemos disso, de nossas atitudes de hoje e de um passado não tão distante, no qual pensamos ser Ele, injusto. E dizemos que Deus é mau para conosco.
Tudo a seu tempo, no tempo perfeito de Deus. Enquanto isso, vamos tentando buscar em nós, todos os atributos que ainda desconhecemos, mas que com paciência e esperança alcançamos um dia, e então encontrar a verdadeira felicidade, como seres perfeitos.