Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Caminho Renovador





Quando enfrentamos um problema, diante do qual nos desgastamos, nos permitimos baixar as defesas da alma e do corpo, favorecendo, inclusive infecções e perturbações do sono, não é incomum alguém sugerir que tenhamos paciência e que mudemos nossa atitude diante das dificuldades.

As pessoas que ditam essas frases de encorajamento para nossos problemas podem simplesmente estar dizendo as coisas por questão de hábito, podem sugerir algo padronizado por se sentirem sensibilizados com a nossa dificuldade ou então terem passado por provas semelhantes e estarem a sugerir algo que tenham realmente efetuado, servindo-nos de exemplo.

Mas a dor é de cada um!

Então, para cada um ela soa de uma forma, com uma expressão particular.

Ninguém pode sentir a dor de outra pessoa.

Isso é fato indiscutível!

Então, quem ouve, mesmo educadamente, tem lá no fundo do pensamento, se é que pensamento tem fundo, uma pontinha de indignação. Dá um pouquinho de revolta ouvir conselhos tão vagos e algumas vezes para o "dolorido" inexpressivos!

Pensamos: "é fácil falar!"

Mas não é de se esquecer que a dor é a grande professora da alma, do Espírito encarnado!

Infelizmente em sua expressão mais dura, com a régua na mão, pronta para a palmatória, ou mesmo dando a palmatória!

É a dificuldade que expressa em cada um seu potencial de crescer, de se aprimorar e de evoluir.

Então, quando o conselho de ter paciência vem, seja por conta do que for, mesmo que o interlocutor esteja falando para se livrar de quem se queixa, este que ouça, para que se deixe impregnar de um "conselho", de uma sugestão, de um palpite feliz, pois este palpite é feliz!

O palpite quer que o sofrido se erga, quer que o dolorido se recupere, quer que o ingênuo cresça!

Por trás do palpite há uma grande sabedoria popular, que expressa a necessidade de se superar obstáculos com o recurso da paciência e ela é nossa diretriz das mais difíceis de se adquirir. Mas é das mais nobres, acredite!

Não despreze as sugestões positivas que venha a encontrar em sua vida, pois, por mais singelas que sejam, por mais medíocres que lhe pareçam, são construtivas e precisam ser reavaliadas em seu interior, como algo valioso para sua saúde espiritual!

Deixe que seus ouvidos ouçam e perceba que nem sempre se pode desprezar sugestões singelas.

"Rogas à vida o roteiro da Esfera Superior, e a vida responde sempre: Meditar com mais amor. Procurando, desse modo, caminho renovador..."


Vladas Audikas

Nenhum comentário: