Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Prazeres





Para as grandes mentes da Terra a felicidade consiste em sentir que há felicidade em torno deles, que já apresentam um grau de consciência ainda desconhecido para a maioria das pessoas que mal consegue sair do próprio hálito mental.

Isso é, efetivamente, questão de evolução, pois quanto mais esclarecido é o Espírito, mais facilmente ele compreende que há uma interação perene entre todos os componentes do Universo, de tal modo que ao se tocar uma flor, uma folha, há repercussão em todos os níveis, independente de nossa consciência relativamente ao fenômeno.

Então, percebe-se que, quando a infelicidade está à solta em volta de nós, de algum modo esta infelicidade nos contagia, assim como um ambiente agradável pode auxiliar uma mente em desespero na recuperação de seus sentidos, para que retome sua vida corriqueira com alguma serenidade.

Todos estão em todos. Tudo está em tudo.

Parece estranho, algumas vezes, ler ou dizer isso, mas na verdade é tão lógico! Não somos todos criaturas de Deus? Nós, os objetos, os seres microscópicos, que nem ao menos damos ciência, as estrelas no firmamento, tudo não é resultado do pensamento, da vontade divina?

Tudo é expressão d’Ele! Absolutamente tudo! É como se fôssemos partículas de Sua vontade.

Emanações de Seu Amor Infinito – e é assim, na realidade! Todos, tudo, estamos para ele como estão nossas células, nossos átomos, para nós mesmos!

Imagine que, repentinamente, seu olho direito comece a se dar mal com seu olho esquerdo, por qualquer razão impalpável! Parece algo absurdo, não parece? Mas, ainda assim, imagine! Cada um deles começa a olhar para um lado, à revelia do outro, pouco interessado no que o “seu proprietário” deseja – você! O que tenderia a acontecer? Certamente algum tipo de acidente, ou vários acidentes, dependendo da situação. Uma situação bizarra, para nós, não é?

Então! É assim que nós nos comportamos quando nos colocamos contrariamente a qualquer pessoa, gerando antagonismos e focalizando apenas nossas próprias necessidades! Olhamos para onde queremos olhar e esquecemos os compromissos que temos com o Universo!

Sim, pois temos alguns compromissos com Deus! Não seria compreensível estar na Vida à toa! Cada um de nós tem algum compromisso, por menor que possa nos parecer! E este compromisso, certamente, não está projetado para satisfazer apenas nossas necessidades básicas! Deve haver alguma coisinha mais importante!

Aí vem a pergunta: “O que preciso fazer na Vida?”

Pois é! É simples! Simples demais: aprender a amar. "Amar a Deus, acima de todas as coisas. E ao próximo como a si mesmo!"

É simples, mas não é fácil, porque nós estamos tão habituados a pensar somente em nós mesmos, que teremos dificuldades para mudar o modelo de pensamento impregnado em nós!

Mas precisa tentar. Diariamente! Continuamente!

Estamos em progressão contínua, com a oportunidade de crescer moralmente a todo instante. A Vida é para isso, para crescer! Para amadurecer, aprender...

Na forma do pensamento pela Yoga, temos uma expressão que vale ser recordada, por conta de nossas necessidades de prazeres e suas conseqüências: “o homem semeia um pensamento e colhe uma ação; semeia um ato e colhe um hábito; semeia um hábito e colhe um caráter e semeia um caráter para colher um destino”.

É isso. Qual deveria ser o maior prazer para todos nós? A alegria do próximo!


Elizabeth

Nenhum comentário: