Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Desapegar-se com entendimento.




Das dificuldades mais interessantes para a humanidade o materialismo é das forças mais claras, gerando obstáculos freqüentes na jornada da Terra.

Esquecendo que é um Espírito habitando transitoriamente um corpo, o ser humano encontra nas aparentes delícias da carne suas satisfações mais pueris.

Assim, preenche fugazmente seu vazio interior comendo, bebendo, adquirindo bens, fazendo sexo por puro prazer, muitas vezes sem a devida responsabilidade e mergulhando em vícios diversos.

Entorpecido por todas estas ilusões, o homem passa a acreditar que isso é a vida. Só isso.

Tudo se resume em aproveitar esses prazeres fugidios, que sequer podem fazer dele, ser humano, alguém melhor, se não forem praticados com a devida responsabilidade. Ao contrário.

Facilitam o cultivo do egoísmo e formam densa nuvem diante de seus olhos, limitando sua visão e compreensão sobre as verdades da Vida, mesmo que parcial.

Se alguém falar com esta pessoa sobre a Vida do Espírito, que se trata de fato interminável, que o Ser Espiritual é imortal, que este mesmo Ser já viveu em muitos corpos, ele dirá que se trata de uma bobagem e dirá coisas destrutivas a respeito desta questão, alegando que pensar em algo após a morte é ficção e que, como tudo acaba com ela, não há motivo para que ele precise se modificar e ele será responsável apenas sobre aquilo que venha a experimentar até o final da vida.

O que uma pessoa assim não consegue abstrair é que nada acaba com a passagem para a Vida Eterna e que muitas vidas podem ser necessárias para reparar os equívocos cometidos em apenas um instante de uma vida.

Esquecido de sua origem, o homem prefere ficar mergulhado na ilusão da matéria, que lhe dá o imediato prazer, mas que lhe tolhe a liberdade em vidas futuras.

A vinda do Cristo à Terra trouxe novos e firmes modelos de ética e moral, que servem sempre para o propósito da experiência vivenciada na carne.

A partir dele e de seus emissários, que já o precederam, inclusive, no preparo para a sua vinda, esses novos modelos sensibilizam qualquer criatura humana em todos os tempos, inspirando muitos a segui-lo, no tempo devido a cada um, em função de suas possibilidades individuais, permitindo alcançar as diretrizes para a jornada correta em sua trajetória em direção à Luz.

O Sermão da Montanha tem em seu bojo os maiores incentivos para que o homem possa avançar em direção a ela, a Luz.

Veio o Cristo, docemente, trazer a palavra de incentivo, de encorajamento, de esclarecimento, pacificação, para todos à época. Mas estas palavras ecoam em nossas mentes sempre, fazendo com que o coração de cada um entre em sintonia com Seu Amor, afastando de cada um as sombras que mantêm a dor, para iluminar os caminhos, permitindo que os passos possam ser firmes e determinados no propósito firme da evolução.

O Espiritismo vem atualizar a palavra de Jesus, como um foco de Luz que acende a memória daqueles que já ouviram anteriormente as verdades. É um refrigério para cada Alma, para cada Espírito.

Relembra as coisas do Espírito, da Vida Eterna, do Amor infindável do Cristo por todos nós, mas coloca em nossos braços a responsabilidade da atitude correta diante da própria consciência e da Vida, chamando atenção para o simples fato de que somos Espíritos Imortais e que, embora habitemos um corpo constituído de matéria densa, nele estamos para aprender a lidar com ela, a colaborar na construção do Universo, ainda com tarefas menores, embora fundamentais para nossa formação, mas que caminharemos, sim, para um futuro tanto mais promissor, quanto maior seja nosso entendimento com relação ao Amor que une, que perdoa, que cria, que anima e que viva por Jesus.

Assim, menos presos às questões de ordem material e compreendendo o real papel da matéria em nossas vidas, ficaremos leves para seguir a caminhada em direção a Ele, Jesus, o Cristo de Deus.

Tagore

Nenhum comentário: