Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sábado, 20 de agosto de 2011

Para quê?





Eu penso que é normal a gente ter dúvidas. Não só normal, mas também e principalmente saudável! As dúvidas mostram que existe alguma preocupação em aprender, de fato, ou pelo menos uma ligação real com as coisas das quais se tem dívidas.

Mas tem uma coisa que sempre me incomoda e é o ponto em que algumas pessoas têm dúvidas "tão duvidosas" que chegam a parecer infantis, sem propósito e sem qualquer lógica. Isso pode, inclusive gerar mal estar, ainda mais quando essas perguntas que surgem em função das dúvidas são expostas em público ou colocadas para pessoas em lugares não muito apropriados.

Bom, enquanto existe uma certa ingenuidade por parte de quem faz as perguntas, ainda não é tão preocupante. O mais difícil é quando elas acontecem em avalanche e por trás tem uma série de intenções que não são nada construtivas. Aí a situação fica difícil!

Como é desagradável perceber que alguém que não concorda com alguma proposta, ou não concorda com alguém que faz parte de um trabalho, gere mal estar público, seja diretamente ou sorrateiramente, por causa de sua malícia destrutiva!

Se a pessoa, ou as pessoas que são consideradas incapazes ou questionáveis não tiver ou tiverem preparo para receber o bombardeio, a situação pode causar danos complicados para o lugar onde a situação está acontecendo.

Então, eu chego a algumas conclusões básicas: primeiro, que quem se expõe para dar uma opinião ou para fazer um trabalho qualquer que seja formador de opinião, precisa ter preparo não só para divulgar as idéias que defende, mas também para suportar as pressões de quem possa querer destituir essa tarefa e, segundo, que se alguém tenha uma opinião diferente sobre um trabalho ou alguém vinculado a esse trabalho, precisa criar cuidados com a forma com a qual expõe suas idéias,não só para mostrar respeito com o esforço alheio, mas também para não se expor como uma pessoa que seja "do contra" e sem os necessários fundamentos para emitir opinião, porque quem age de modo intempestivo perde credibilidade, mesmo que tenha razão.

Assim, é muito importante a gente perguntar "para quê?" quando tem por intenção somente gerar polêmicas.

Elizabeth

Nenhum comentário: