Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Hora da Prova!




Muitas vezes, conforme a pessoa vai conhecendo o Espiritismo, inicia um desenvolvimento de ideais diferenciados, se comparado com aquilo que projetava para si mesmo até então, pois a Renovadora Doutrina jorra informações magníficas a respeito do Ser e sua destinação futura, assim como, também, a respeito das suas obrigações enquanto aspirante a cristão, diante de sua própria consciência, particularmente.

Um novo mundo se descortina para o neófito espírita. Novo e maravilhoso! Amplo, cheio de possibilidades, potencialidades e aspirações para virtudes, até então indescobertas, mas agora uma vasta avenida que conduz ao Eterno Amor transformador.

Tudo, então, se agita no íntimo da pessoa e as disposições iniciam um transtorno íntimo curioso como conturbado, já que as posições anteriores, acomodadas nas expressões despreocupadas com a responsabilidade de evoluir para um ser melhor, iniciam um conflito com as novas aspirações, voltadas para a libertação do Amor, fonte geradora da verdadeira alegria de cada um.

Tal situação conflitiva, movimenta a criatura na direção da Vida, mas cobra o preço da metamorfose, que certamente cria dores, algumas vezes intraduzíveis, pois o Espírito sai das trevas da ignorância e caminha em direção à luz da sabedoria e do Amor.

Toda mudança gera transitório desconforto, pois a inércia tenta manter o Espírito na mesma posição em que se encontra, o que é uma tendência de todo corpo, mas não é verdadeiramente uma tendência do Espírito. Ele é criado para a dinâmica produtiva da interminável criação universal e não tem como permanecer estável, estagnado, parado, precisando dispensar energias em função do todo que o acompanhe.

As dores oriundas da eclosão de um novo Ser, magnetizado pelas novas ideias que o Espiritismo pôde criar, são libertadoras, mas podem causar algum tipo de confusão na mente de quem se aventure a buscar o processo de mudanças para melhor.

Assim, a pessoa começa a aspirar pela posição do cristão totalmente convertido, esquecendo-se de que para subir é preciso galgar cada degrau, por conta de não haver qualquer possibilidade de saltar etapas evolutivas e, como tudo na Natureza, deve seguir em progressão.

O cristão preparado passou por cada degrau, sucessivamente, sem poder fugir de cada etapa de sua jornada. Quando é visto pronto, pode parecer que é fácil, que é simples e que ele mesmo não precisou enfrentar seus próprios monstros internos, em sua catárse evolutiva. Mas não é assim! Todo Ser preparado para viver o Cristo em sua intimidade, deixou-se conduzir pela flama reformadora da Verdade, abolindo de suas entranhas espirituais as pueris propostas de manutenção do egoísmo, da vaidade e do orgulho.

Deixa o neófito, lentamente ou rapidamente - dependendo de suas possibilidades, de ser a larva e transforma-se ao se recolher em seu casulo regenerador, para eclodir a libélula aspirante à Vida, que se pode movimentar em sua leveza, na direção do Amor.

Mas não deve se culpar por não conseguir resultados imediatos, ao enfrentar obstáculos que somente ele mesmo vê ou que a Vida ofereça, ao não resistir às velhas pressões que o iludiram tanto e ainda iludem e ao se perturbar por ainda precisar das antigas posturas diante da ilusão que a Terra lhe oferece.

Não precisa se martirizar em decorrência de suas falhas, mas, ao cair, erguer-se e recomeçar em suas tentativas repetitivas, recuperando-se em suas aspirações novas, em seus ideais reformadores, para que consiga, em seu tempo particular, obter êxito em sua nova empreitada: vivenciar Jesus em sua intimidade!

Não se pode olvidar que somente cai quem está em movimento, portanto é necessário levantar-se, ao cair, para recomeçar, sempre, sem se culpar, sem se lamentar.

Esforço, determinação, coragem e disciplina são as ferramentas para a cristandade libertadora!


Albino Teixeira.

Nenhum comentário: