Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Obsessão





Uma das causas mais comuns de busca dos Centros Espíritas é para o tratamento das obsessões, mesmo que a pessoa não saiba exatamente que está passando por uma, pois nem mesmo se dá conta de que tem uma e não conheça o que quer que seja sobre o assunto e, muitas vezes, nem mesmo crê na existência de Espíritos...

Quando se dá conta de que tem “algum problema espiritual”, referido de modo popular como “encosto” e depois de muitos tormentos de cunho pessoal ou familiar, vai à procura de alguma religião para tentar resolver o problema de alguma maneira, o que é absolutamente licito, tratando-se de um direito de cada um curar-se, seja pelo recurso que for.

Algumas pessoas se debatem em função disso, recusando a possibilidade de que precisam de ajuda externa para resolver tal problema que o aflige e é esse o ponto que eu gostaria de abordar aqui.

Existe uma série de causas para a pessoa não aceitar o auxílio espiritual para o tratamento das obsessões e uma das mais comuns é justamente a ignorância, no bom sentido da palavra, que se adquire a respeito do que é o Espiritismo objetivamente falando.

As informações contraditórias que correm por entre as pessoas ditando que a Doutrina Espírita é algo mágico, místico, errado, é pecado, é “coisa do demônio”, é fruto da imaginação das pessoas, é bobagem, etc, etc...

Fica, então, no inconsciente coletivo, uma marca registrada dizendo que quem procure o Espiritismo não esteja tomando atitude coerente.

Até em razão de que há uma propagação proposital que visa destituir a Religião Espírita de integridade, para afastar as pessoas de encontrarem as diretrizes que podem auxiliá-la em seu processo de cura espiritual.

Outra questão que afasta quem passe por dificuldades espirituais de buscar amparo em Casas Espíritas é a absoluta falta de crença na existência de uma Vida Espiritual. Há uma infinidade de pessoas que absolutamente não encaram que possa existir algo sequer minimamente próximo de um relato de André Luiz, por exemplo.

Enfim, tratar de modo natural sobre as obsessões ainda é um tabu. Imagine que você chegue ao seu médico clínico e diga para ele: “Dr. estou passando por dificuldades espirituais e preciso de sua ajuda, mas preciso dizer que já passei pela orientação espiritual em uma Casa Espírita, para iniciar a terapêutica que irá me ajudar na outra dimensão da Vida”...

O médico pode até franzir a testa e meio que deixar para lá sua afirmação, mas você irá correr o risco de ser encaminhado imediatamente para o psiquiatra. Não por uma questão de que até seria natural fazer isso, mas por preconceitos que o encaminham para pensar que você está apresentando sinais de fanatismo ou mesmo de loucura.

Zézinho

Nenhum comentário: